UBSs de Mauá fazem balanço das ações pela amamentação no ‘Agosto Dourado’
Ações que são desenvolvidas durante todo o ano foram reforçadas ao longo deste mês
- Data: 31/08/2023 19:08
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:Ubiratã Ventura/PMM
Representantes das 23 Unidades Básicas de Saúde de Mauá participaram da cerimônia de encerramento das comemorações do ‘Agosto Dourado’ e apresentaram as ações desenvolvidas em favor do aleitamento materno. A atividade foi realizada na manhã desta quinta-feira (31/08), de manhã, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, organizada pela Secretaria de Saúde.
No mês que é celebrada a importância do aleitamento materno, a rede municipal de saúde de Mauá chegou à marca de 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que possuem um espaço exclusivo para amamentação. As duas primeiras foram as localizadas na Vila Magini e Jardim Flórida, outras 12 implementaram ao longo desse mês. O Ministério da Saúde recomenda que todas as unidades reservem um espaço para amamentação em suas dependências. A medida é um forte incentivo ao combate à mortalidade infantil, que também é o objetivo do trabalho das equipes em Mauá.
Todas as unidades mauaenses desenvolvem ações sobre amamentação como uma rotina, por meio de palestras com pediatras, ginecologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos. O objetivo é informar sobre a importância do aleitamento para mães, pais e familiares, como uma forma de articular uma rede de apoio e garantir que os bebês nascidos na cidade recebam os benefícios do leite materno.
Os benefícios são incontáveis, como a prevenção de doenças, a sensação de segurança para a criança e o estabelecimento de vínculo com a mãe. Também aumenta a produção de anticorpos, melhora o desenvolvimento cognitivo e sistema nervoso, aumenta a produção de proteínas, evita a obesidade, diabetes e hipertensão, entre outros benefícios. Para a mãe, uma das vantagens é a recuperação pós-parto, perda de peso, proteção contra a incidência de câncer de mama, doenças cardiovasculares e osteoporose, por exemplo.
Entre as apresentações das Unidades, durante o evento desta quinta-feira (31/08), três se destacaram pela criatividade: UBS Jardim Feital, UBS Jardim Kennedy e UBS Jardim Oratório. No Jardim Feital, a equipe da UBS conseguiu reunir todos os profissionais da unidade, mamães e papais, comerciantes, estudantes de Medicina que atuam no local, dentistas, equipe multidisciplinar e moradores da região, chegando a montar um ‘bloquinho de Carnaval”, em que as marchinhas “Ô Abre-Alas”, com o refrão “O abre alas que eu quero passar/ eu sou mamãe e quero amamentar/ nessa disputa é o bebê quem vai ganhar” e “Mamãe, Eu quero” acabaram por animar uma grande festa nas ruas do bairro. A UBS Kennedy apresentou vários profissionais de saúde cantando um cordel em que, na letra, um bebê falava sobre como sentia falta de receber o carinho da mãe através da amamentação. O terceiro destaque ficou por conta da equipe da UBS Jardim Oratório, que fez a apresentação de um vídeo em que foi exibida uma música em ritmo sertanejo que envolveu todo o público formado por gestantes e mães que participaram das palestras e outras atividades.
As demais equipes falaram sobre as ações que desenvolveram para valorizar o aleitamento materno, fizeram a decoração do ambiente de amamentação, contaram histórias de usuárias da rede e de suas próprias profissionais relacionadas ao tema. Uma ação interessante, por exemplo, feita pela equipe da UBS da Zaíra 1, foi o concurso de frases, em que saíram vencedoras: “Amamentação é um ato de amor e carinho que alimenta o corpo e a alma” e “amamentar tem a trilha sonora marcada pela batida do coração da mãe”, escritas por uma usuária e por uma agente comunitária de saúde, por exemplo. Na UBS São João, foi feito o relato de que a equipe monitora a saúde de 136 gestantes e 197 mães que amamentam sendo que, destas, 91 alimentam seus bebês exclusivamente com leite materno.
Ao final, todas as unidades receberam um certificado de participação no “Agosto Dourado” de Mauá.