UBS Central promove atendimentos e palestra em LIBRAS
Em parceria com a APASMA, entidade de Mauá que realiza serviços de inclusão, unidade de Saúde promoveu programação especial
- Data: 26/09/2019 13:09
- Alterado: 26/09/2019 13:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Crédito:Mariana Rodrigues
Nessa quarta-feira, dia 25, a Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu programação especial em celebração ao Dia Nacional do Surdo – celebrado em 26 de setembro.
A Unidade Básica de Saúde – UBS Central ofereceu diversos atendimentos de saúde – controle glicêmico e de pressão arterial; testagem rápida de HIV e sífilis; eletrocardiograma; coleta de prevenção (exame de papanicolau); emissão do Cartão SUS; atualização de Caderneta de Vacinas; e auriculoterapia – acompanhados por intérprete de LIBRAS.
Moradora do Jardim dos Melros, Debora dos Santos Dias, de 50 anos, é deficiente auditiva e aprova a presença da intérprete de LIBRAS na Unidade. “É muito bom pra mim ir a um local em que consigo me comunicar e ser atendida. Assim, consigo fazer tudo o que preciso”, afirmou.
A UBS Central conta com uma técnica de enfermagem e intérprete de LIBRAS, Vanessa Mangele de Sousa, de 35 anos. “Eu aprendi a linguagem convivendo com uma surda em casa. Esse conhecimento me ajuda muito no atendimento dos pacientes. Temos muitos surdos que utilizam o nosso equipamento e eu consigo ajudar os colegas na comunicação”, explicou Vanessa.
“Hoje temos mais três funcionários da unidade que estão sendo capacitados no curso de LIBRAS oferecido pela Prefeitura aos servidores públicos. Dessa maneira, vamos melhorar o atendimento a esse público”, conclui a funcionária.
Além dos atendimentos de saúde, a programação contou com palestra com o tema “Prevenção ao Suicídio” – em alusão ao Setembro Amarelo, ministrada por equipe do CAPS do município e traduzida por intérprete de LIBRAS da APASMA – Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá.
A entidade, sem fins lucrativos, promove atendimentos visando minimizar as dificuldades do processo de inclusão do surdo, em Mauá e cidades vizinhas, desde 1990.
O Dia Nacional do Surdo acontece durante o mês de Luta da Pessoa com Deficiência – celebrado no dia 21 de setembro no Brasil.