Turismo na cidade de São Paulo em 2024 terá melhor resultado da década
De acordo com projeção da Prefeitura, por meio da SPTuris, pela primeira vez na história, número de passageiros nos três aeroportos deve ultrapassar os 78 milhões
- Data: 27/11/2024 10:11
- Alterado: 27/11/2024 10:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP
Crédito:Prefeitura de SP
Uma projeção da Prefeitura de São Paulo aponta que a capital paulista vai fechar 2024 com o melhor desempenho no turismo em diferentes indicadores desde 2020, com destaque para ocupação hoteleira e número de passageiros nos aeroportos. Com o turismo em alta, a cidade ganhou dois importantes prêmios relacionados ao turismo neste mês: “O Melhor Destino Gastronômico” e “Prêmio Melhores Destinos 2024/25”. Veja mais aqui.
Em outubro a taxa média de ocupação dos hotéis ficou em 71,25%, segundo o Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris. O resultado é 3,86 pontos percentuais maior que o mesmo mês do ano passado, quando fechou em 67,39%. Todos os meses do segundo semestre estão com performance superior a 2023.
Os dados de novembro ainda não estão fechados, mas devem confirmar a boa notícia por conta, principalmente, dos grandes eventos que a cidade recebeu, entre eles a F1, com recorde de público.
O movimento dos aeroportos também dá sinais de vitalidade: considerando os três principais — Guarulhos, Congonhas e Viracopos —, pela primeira vez na história o número de passageiros deve ultrapassar os 78 milhões, 3% mais que no ano passado.
Os novos dados são reflexo dos esforços e investimentos da Prefeitura de São Paulo para consolidar a capital como uma referência para turistas brasileiros e estrangeiros, impulsionando o desenvolvimento econômico da cidade.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a administração municipal promove diversas ações para que a cidade receba grandes eventos, atraindo o interesse dos turistas. “O resultado disso são os hotéis e restaurantes cheios, os taxistas e motoristas de aplicativo com corridas, gerando receitas e levando o nome da cidade de São Paulo para o mundo”, disse.
O presidente da SPTuris, Gustavo Pires, chama a atenção para os detalhes que estão por trás dos grandes números. “Serviços como hotelaria e gastronomia, principalmente, colhem o resultado bastante nítido do aumento no número de eventos: a diminuição da sazonalidade mensal ao longo do ano, praticamente igualando os índices médios. Este mesmo efeito é verificado durante as semanas. Enquanto as feiras de negócios e convenções profissionais ocupam os dias úteis, shows e esportes ocorrem aos finais de semana, normalmente entre quinta-feira e domingo e atraindo públicos distintos. No turismo de São Paulo todo dia é útil”.
Este ano, por exemplo, o último grande evento musical pago da cidade acontecerá em 22 de dezembro, quando o rapper americano Chris Brown se apresentará no Allianz Parque — espaço que, apenas em shows, deve contabilizar mais de 1,1 milhão de público em 2024.
Antes, em 7 de dezembro, a cidade fará pela terceira vez uma etapa do mundial de carros elétricos, a Fórmula E, no circuito de rua montado entre o sambódromo e a Av. Olavo Fontoura, na Zona Norte.
Réveillon literário
Neste ano, o palco do show de réveillon na Paulista montado pela SPTuris terá decoração temática sobre literatura. Ilustrações de livros e frases alusivas à capital vão aparecer no cenário da festa. Uma fatia de 13,1% do público do evento é de outros municípios paulistas e de outros estados, segundo dados colhidos pela empresa. Em média, cada turista gasta R$ 1.765 na cidade.
“A cenografia iguala esse evento público e gratuito aos melhores shows e festivais privados”, destaca Gustavo Pires. Atraindo principalmente moradores da cidade, 64,2% do público, a virada do ano também recebe turistas do interior paulista e outros Estados, que chegam a 13,1%. Em média, cada turista gasta R$ 1.765 na cidade.