Três trunfos tradicionais

Com conquistas importantes em 2014, Judô, Vela e Natação do Brasil querem manter as boas tradições nas Olimpíadas do Rio

  • Data: 05/01/2015 09:01
  • Alterado: 05/01/2015 09:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Jogos Cariocas
Três trunfos tradicionais

 

Você está em:

Muitos jovens atletas brasileiros surpreenderam o Brasil e o mundo em 2014 em modalidades pouco divulgadas no país. Foi o caso de Marcus Vinícius D’Almeida, no Tiro com Arco, Isaquías Queiroz, na Canoagem, e Aline Silva, na Luta Olímpica. Mas o país também foi bem em esportes onde tradicionalmente obtêm bons resultados em competições internacionais. Judô,Vela e Natação – que renderam juntos 48 das 108 medalhas olímpicas já conquistadas pelo Brasil – pegaram bastante embalo em 2014 para a etapa final da preparação para as Olimpíadas de 2016. As três modalidades chegam em 2015 esbanjando disposição em relação aos Jogos do Rio de Janeiro.

JUDÔ – FORÇA BRUTA
Com três medalhas de ouro, três de prata e treze de bronze, o Judô é o esporte que mais rendeu medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos, seguido da Vela. Em 2014, no Pan-americano de Guayaquil, a delegação brasileira de judô arrebatou sete medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze. Além do primeiro lugar geral no número de medalhas, o evento marcou a volta triunfal de Tiago Camilo. Depois de um ano parado por conta de uma lesão no ombro, Camilo foi ouro na categoria até 90 kg. Além dele, Felipe Kitadai – 60 kg –, Charles Chibana – 66 kg –, Alex Pombo – 73 kg –, Victor Penalber – 81 kg – e Rafael Silva – acima de 100 kg – também levaram o ouro na categoria masculina. Entre as mulheres, Érika Miranda foi a única brasileira a levar a medalha de ouro, na categoria até 52 kg. Já Mayra Aguiar, que foi medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres em 2012, conquistou um ouro inédito no Mundial de Judô realizado na cidade de Kazan, na Rússia. Ficou em primeiro lugar na categoria meio-pesado, para lutadoras abaixo dos 78 kg.

VELA – NOVOS E BONS VENTOS
Com seis medalhas de ouro olímpicas em sua história, além de três de prata e sete de bronze, a Vela brasileira consagrou esse ano duas novas estrelas. Martine Grael e Kahena Kunze arrebataram a medalha de ouro no Mundial de Vela, em Santander, na Espanha. Na última regata da classe 49erFX, para garantir a medalha de ouro, Martine – filha do multicampeão Torben Grael – e Kahena precisavam ficar na frente das dinamarquesas. E foi o que aconteceu. A medalha da dupla de velejadoras foi a única do Brasil em Santander. Robert Scheidt ficou em quinto na classe Laser. Ambas terminaram o ano eleitas as melhores velejadoras do mundo pela confederação internacional de vela e também receberam o título de melhores atletas femininas no Prêmio Brasil Olímpico.

NATAÇÃO – DESFILE AQUÁTICO
Responsável por uma medalha de ouro, quatro de prata e oito de bronze na história dos Jogos Olímpicos, a Natação brasileira viveu em 2014 um ano inesquecível. Pela primeira vez, o país liderou uma competição mundial no esporte – foram sete medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze no Mundial de Piscina Curta de Doha, no Catar. Felipe França, César Cielo e Etiene Medeiros foram as grandes estrelas do evento. Etiene foi medalha de ouro na prova de 50 metros costas para mulheres e bateu o recorde mundial. Já o brasileiro Cesar Cielo conseguiu o bicampeonato mundial dos 100 m livres ao superar seu rival, o francês Florent Manaudou. Mas a maior parte das medalhas de ouro brasileiras ficou a cargo do Felipe França – foram cinco primeiros lugares em Doha. E nem só nas piscinas o ano de 2014 foi dourado para a Natação brasileira. Na Maratona Aquática, com provas de 10 km em mar aberto, o Brasil terminou o ano com dois atletas eleitos os melhores do mundo. Com os títulos na Copa do Mundo da modalidade, os baianos Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo garantiram posição entre as principais promessas brasileiras para 2016.

Compartilhar:
1
Crédito:IJF Judô
1
Crédito:NULL NULL

  • Data: 05/01/2015 09:01
  • Alterado:05/01/2015 09:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Jogos Cariocas









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados