‘Tô no Rumo’ responde demanda dos jovens por um futuro promissor
Projeto lançado nesta quinta-feira (1º) visa alcançar 300 participantes, de 15 a 24 anos, para debater questões ligadas ao mundo do trabalho e conclusão dos estudos
- Data: 02/08/2013 09:08
- Alterado: 15/08/2023 18:08
- Autor: Raquel Budow
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
No caminho do bem. Essa é a proposta do programa Tô no Rumo, lançado nesta quinta-feira (1º) com o objetivo de discutir a inserção da juventude do município no mundo do trabalho e garantir que eles concluam os estudos. A intenção é atingir 300 jovens, de 15 a 24 anos, com a iniciativa, que conta com importantes parceiros como o programa Ação Educativa, a UFABC (Universidade Federal do ABC), o Comitê Mundial de Trabalhadores da Volkswagen e a Organização Não Governamental Terre des Hommes.
Durante o lançamento, o secretário de Governo, João Avamileno, destacou a satisfação de participar deste projeto multiplicador para melhorar a qualidade de vida dos jovens. O titular da Pasta também destacou a importância da participação de profissionais dos mais vários equipamentos da Educação de Santo André. O pró-reitor de Extensão da UFABC, Francisco Comaru, e o diretor da Ação Educativa, Marcos Silva, agradeceram a oportunidade de desenvolver uma atividade com cunho totalmente inclusivo e determinante para o futuro do jovem ao ingressar no mundo dos adultos.
Coordenadora do Tô no Rumo, Raquel Souza aproveitou para explicar a origem do projeto que é “resultado de escuta da consulta aos jovens, que apresentou demanda forte para ter suporte aos desafios do mundo do trabalho e à continuidade dos estudos, principalmente depois de concluído o Ensino Médio.
CARGA HORÁRIA – Primeiramente, a iniciativa formará 80 educadores de Organizações Não Governamentais, professores da rede pública estadual e municipal, técnicos e gestores públicos, que, na sequência, desenvolverão oficinas especializadas para o público alvo. A Ação Educativa, responsável pelo desenvolvimento dos cursos, organizou duas turmas para treinar os educadores – uma aos sábados, outra às terças-feiras – que terão oito encontros, em um total de 32 horas. Com a conclusão das aulas, haverá a nomeação dos multiplicadores, que serão responsáveis por organizar oficinas com duração total de 24 horas para os jovens. Os educadores, professores, técnicos e gestores públicos receberão certificado de curso de extensão endossado pela Universidade Federal do ABC, onde as aulas serão desenvolvidas.