Time São Paulo ganha três ouros no tênis de mesa paralímpico
Atletas paulistas garantem vitórias em Yvelines e asseguram a hegemonia brasileira no principal circuito mundial de tênis de mesa.
- Publicado: 17/09/2026 12:39
- Alterado: 17/09/2026 12:39
- Autor: Thiago Antunes
O Time São Paulo dominou as disputas do World Para Elite de tênis de mesa, realizado entre os dias 12 e 16 de setembro em Yvelines, na França. Os atletas do estado garantiram três medalhas de ouro para o país, consolidando o desempenho brasileiro no circuito internacional da modalidade.
Dois títulos mundiais ocorreram na chave de duplas femininas. A formação contou com Cátia Oliveira e Joyce Oliveira, além da dupla formada por Marliane Amaral ao lado de Thaís Fraga. O terceiro ouro veio nas duplas mistas com a parceria entre Joyce Oliveira e Lucas Carvalhal.
Time São Paulo conquista 78% dos pódios nas duplas
O domínio estadual no torneio ficou evidente nos números gerais. O Time São Paulo conquistou mais de 78% (11 de 14) das medalhas dos duplistas brasileiros na competição. Os mesatenistas somaram, ao todo, cinco pratas e três bronzes nesta categoria.
“Foi uma competição de muito aprendizado, dedicação e grandes desafios. Saio feliz com o resultado e ainda mais motivada para continuar trabalhando em busca dos próximos objetivos”, relatou Joyce Oliveira.
A performance seguiu em alta nas disputas simples. Os integrantes do Time São Paulo faturaram mais de 60% (cinco de oito) das medalhas brasileiras na chave individual. O programa esportivo resulta da parceria entre a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Desempenho individual e pontuação no ranking mundial
Danielle Rauen garantiu o vice-campeonato na disputa da Classe 9. Já os mesatenistas Cátia Oliveira, Joyce Oliveira, Lucas Carvalhal e Marliane Amaral fecharam suas participações individuais com medalhas de bronze.
“Muito feliz com mais uma excelente performance. Venci a jogadora para quem perdi a medalha em Paris-2024 e, na final, quase derrotei a adversária que para mim é a melhor da nossa categoria atualmente”, declarou Danielle Rauen.
O World Para Elite reúne os melhores jogadores do mundo e oferece pontuação máxima no ranking global. O desempenho dos atletas impacta diretamente a definição dos cabeças de chave nas futuras competições internacionais.
Lista de medalhistas do Time São Paulo na França
O impacto do fomento estadual refletiu diretamente no quadro geral do torneio na Europa. As conquistas envolveram disputas em diversas classes de deficiência física e motora.
Confira os resultados das disputas em duplas:
- Ouro: Lucas Carvalhal e Joyce Oliveira (XD10)
- Ouro: Joyce Oliveira e Cátia Oliveira (WD5)
- Ouro: Thais Fraga e Marliane Santos (WD10)
- Prata: Luiz Guarnieri e Danielle Rauen (XD17-20)
- Prata: Marliane Amaral e Nicolas Savant-Aira (XD10)
- Prata: Nicole dos Santos e Faiza Mahmoud (WD10)
- Prata: Bruna Alexandre e Danielle Rauen (WD10)
- Prata: Carlos Eduardo de Moraes e Fábio Silva (MD8)
- Bronze: Maycon Antonio de Oliveira e Nicole dos Santos (XD7)
- Bronze: Lucas Carvalhal e Jenson Van Emburgh (MD8)
- Bronze: Gabriel Antunes e Luiz Manara (XD17-20)
Confira os resultados das disputas individuais:
- Prata: Danielle Rauen (Classe 9)
- Bronze: Cátia Oliveira (Classe 2)
- Bronze: Joyce de Oliveira (Classe 4)
- Bronze: Lucas Arabian (Classe 5)
- Bronze: Mariliane Santos (Classe 3)
“Parabéns a todos os atletas medalhistas. 16 das 22 medalhas do país na competição foram conquistadas por mesatenistas integrantes do nosso programa de fomento ao paradesporto”, comentou Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A delegação retorna ao Brasil com posições consolidadas nas listagens oficiais. Os resultados na França confirmam a eficácia dos investimentos públicos voltados ao Time São Paulo para a manutenção da excelência esportiva nacional no tênis de mesa.