Time de André Negrão, Alpine larga em terceiro nas 24 Horas de Le Mans
Em classificação apertada, líderes do campeonato ficam a 0s022 da primeira fila
- Data: 09/06/2022 19:06
- Alterado: 09/06/2022 19:06
- Autor: Redação
- Fonte: BestPR
36 NEGRAO André (bra), LAPIERRE Nicolas (fra), VAXIVIERE Matthieu (fra), Alpine Elf Team, Alpine A480 - Gibson, action during the free practices and qualifying sessions of the 2022 24 Hours of Le Mans, 3rd round of the 2022 FIA World Endurance Championship, on the Circuit de la Sarthe, from June 8 to 12, 2022 in Le Mans, France - Photo Thomas Fenetre / DPPI
Crédito:Thomas Fenetre DPPI
A Alpine largará da terceira posição nas 24 Horas de Le Mans, mais importante corrida de endurance do planeta e terceira etapa da temporada 2022 do FIA WEC. O time, líder do campeonato e que conta com o brasileiro André Negrão e o francês Matthieu Vaxiviere, viu Nicolas Lapierre, também francês, marcar 3min24s850, tempo que chegou a dar à Alpine a pole position provisória na Hyperpole realizada nesta quinta-feira (9) em La Sarthe, e que resultou em um lugar na segunda fila.
“É uma boa posição de largada e mostra que estamos rápidos. Em uma corrida de 24 horas, a pole position é importante, mas não é determinante para a vitória, então partir da segunda fila é positivo. Teremos um dia inteiro para buscar estas duas posições e brigar pela vitória”, disse Negrão, logo após o encerramento da fase final da classificação, que foi iniciada ainda na quarta-feira em Le Mans.
A pole position ficou com o Toyota de Brendon Hartley, neozelandês que é companheiro de equipe do suíço Sébastien Buemi e do japonês Ryo Hirakawa. O ex-Fórmula 1 marcou 3min24s408 nos instantes finais da sessão, batendo o outro Toyota, pilotado pelo japonês Kamui Kobayashi, companheiro do argentino José María López e do britânico Mike Conway por 0s420, ficando apenas 0s022 à frente da Alpine. Já Pipo Derani, brasileiro que defende a Glickenhaus, partirá em quinto, ao lado dos franceses Olivier Pla e Romain Dumas.
Nas outras categorias, a WRT ficou com a pole position da LMP2 ao ver Robin Frijns marcar 3min28s394. O holandês tem como companheiros o alemão René Rast e o indonésio Sean Gelael. Nesta classe, Felipe Nasr partirá em nono com o protótipo da Penske, e Pietro Fittipaldi largará da 24ª posição com um equipamento preparado pela InterEuropol.
Na LMGTE-Pro, quem partirá da posição de honra é a Corvette, que viu o britânico Nick Tandy, que tem como parceiros o compatriota Alexander Sims e o americano Tommy Milner, marcar 3min49s985. Daniel Serra, que divide a pilotagem de uma Ferrari da AF Corse com o britânico James Calado e com o italiano Alessandro Pier Guidi, parte em sexto, após Calado classificar o carro. Felipe Fraga, que não participou da Hyperpole, parte em sétimo com uma Ferrari da Riley.
Pela LMGTE-Am, A AF Corse viu Vincent Abril garantir a pole position com o tempo de 3min52s594 com uma Ferrari. O francês tem como companheiros de pilotagem o italiano Louis Prette e o americano Conrad Grunewald. Esta é a única classe das quatro das 24 Horas de Le Mans que não conta com pilotos brasileiros no grid.
A edição de número 90 das 24 Horas de Le Mans será disputada neste sábado (11), a partir das 11h, e contará com três janelas de transmissão na ESPN: uma entre 11h e 14h de sábado, outra entre 21h30 e 0h do mesmo dia, e uma terceira, a partir das 8h de domingo até o final da corrida. A plataforma de streaming Star+ mostra a corrida na íntegra.