Teste do Volvo C40 Recharge Ultimate – Charme com atitude
Apresentado há um ano no Brasil, o crossover C40 Recharge Ultimate agrega estilo à estratégia de eletrificação da Volvo
- Data: 01/08/2023 08:08
- Alterado: 31/08/2023 15:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Luiz Humberto Monteiro Pereira AutoMotrix
O “powertrain” P8 do C40 Ultimate é composto por dois motores de 204 cavalos cada
Crédito:Divulgação
No primeiro semestre deste ano, as vendas dos automóveis 100% elétricos registraram alta de 11,6% no Brasil em comparação ao mesmo intervalo de 2022. No total, 3.777 unidades foram emplacadas no período, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Não por acaso, novos integrantes do segmento desembarcam todos os meses no mercado brasileiro. Uma marca que se posicionou bem na disputa nacional dos carros carregáveis em tomadas foi a Volvo. Em setembro de 2021, a fabricante sueca lançou no Brasil o utilitário esportivo XC40 Recharge, seu primeiro modelo 100% elétrico. Há um ano, chegou às concessionárias nacionais o C40 Recharge, um crossover desenvolvido sobre a mesma plataforma CMA do XC40. Ambos, aparentemente, caíram nas graças dos consumidores brasileiros. Nos seis primeiros meses de 2023, o XC40 emplacou 903 exemplares e manteve a liderança entre os 100% elétricos, conquistada em 2022. Já o C40 ficou em terceiro, com 290 emplacamentos – foi superado também pelo BYD Yuan Plus (406 unidades vendidas). Atualmente, os elétricos da Volvo são comercializados na versão Ultimate, com preço de R$ 399.950 para o XC40 e de R$ 429.950 para o C40.
Produzido na fábrica de Gent, na Bélgica, o C40 foi o primeiro Volvo criado originalmente sem motor a combustão – o XC40 Recharge é derivado do XC40 movido a gasolina, que chegou a ser comercializado no Brasil. O C40 tem 4,44 metros de comprimento, 2,03 metros de largura (com retrovisores), 1,59 metro de altura, 2,70 metros de distância de entre-eixos e pesa 2.207 quilos. Em relação ao XC40, o C40 é dois centímetros mais comprido, 17 centímetros mais largo, seis centímetros mais baixo e pesa 89 quilos a mais. Os faróis têm tecnologia pixel, com uma assinatura luminosa que reedita o “martelo de Thor”, presente nos conjuntos ópticos de todos os carros atuais da Volvo. A silhueta, em estilo SUV-cupê, tem um aspecto bastante dinâmico, com uma linha de cintura elevada e o teto preto quase alinhado à tampa do bagageiro. Aerofólios e spoilers traseiros reforçam a esportividade, reduzem a resistência ao ar e ajudam a ampliar a autonomia. As lanternas de leds ostentam um tracejado na parte superior. A capacidade do porta-malas é de 413 litros, mas há ainda um nicho de 31 litros sob o capô, conveniente para guardar os cabos de carregamento de energia.
O “powertrain” P8 do C40 Ultimate é composto por dois motores de 204 cavalos cada, um em cada eixo. É idêntico ao que move o XC40 e oferece o mesmo rendimento combinado de 408 cavalos e 67,3 kgfm. De acordo com a Volvo, o conjunto permite ao carro acelerar de zero a 100 km/h em 4,7 segundos. A bateria, com 78 kWh de capacidade, proporciona uma autonomia estimada de 440 quilômetros e pode recuperar 80% da capacidade em 40 minutos em um posto de carga rápida de alta tensão e corrente contínua de 150 kW. Uma carga completa em uma ligação de corrente alternada de 11 kW leva cerca de oito horas. O C40 conta com o One Pedal, sistema similar aos adotados em outros modelos elétricos e que possibilita a aceleração e a frenagem usando apenas o pedal da direita, ampliando a regeneração de energia e a autonomia.
Além de sete airbags, outras tecnologias de segurança do C40 são compartilhadas com o XC40. Entre elas, a câmera de 360 graus, o alerta de mudança de faixa, o aviso de ponto cego, o alerta de tráfego cruzado com frenagem automática e o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear ou esterçar o volante para evitar uma colisão. O C40 vem equipado com o Pilot Assist e o controle de cruzeiro adaptativo, com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema para comandar a aceleração, a frenagem e controlar a distância do carro à frente. O crossover incorpora ainda o serviço de assistência Volvo On Call.
A oferta da Volvo no mercado brasileiro de carros elétricos será reforçada em breve. Primeiro, pela chegada das versões Plus do XC40 e do C40, que se tornarão os novos modelos de entrada da marca no Brasil. Com um único motor elétrico P6 de 241 cavalos e 33,6 kgfm de torque e tração somente na traseira, as novas configurações já podem ser reservadas nas concessionárias, por preços especiais de pré-venda de R$ 299.950 para o XC40 Plus e de R$ 314.950 para o C40 Plus. Em 2024, chegarão dois elétricos “novatos”, que ampliarão a faixa de atuação da marca sueca no Brasil. Um é o EX90, SUV grande de sete lugares apresentado mundialmente em novembro do ano passado, que será o novo “top” de linha da Volvo. O outro será o EX30, utilitário esportivo compacto mostrado na Europa em junho deste ano, que deve ser posicionado em uma faixa de preço abaixo de R$ 250 mil.
Experiência a bordo
Requinte levado a sério
O design automotivo escandinavo sempre foi caracterizado pela funcionalidade e pelo aspecto sóbrio, com raras firulas. Segundo a Volvo, o estilo interno do C40 Ultimate se inspira na arquitetura escandinava ao valorizar o aproveitamento da luz ambiente, normalmente escassa nos países nórdicos. O interior tem uma luminosidade peculiar por conta do amplo teto panorâmico, que dispensa o uso da cortina de fechamento porque o vidro escurecido tem proteção UV de 99,5% – reduz em 95% a entrada de luz e bloqueia 80% da radiação solar. O crossover recarregável na tomada “herdou” o Google Automotive Services apresentado no XC40 elétrico, um sistema de infoentretenimento com tela de 9 polegadas sensível ao toque que possibilita usar comando de voz para controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e enviar mensagens – e permite atualizações remotas de softwares sem fios. O quadro de instrumentos digital tem 12,3 polegadas e é bastante intuitivo, incluindo informações de carga e autonomia das baterias. A câmera de 360 graus facilita as manobras.
O som é integrado aos ótimos alto-falantes premium Harman Kardon. As tomadas USB são todas do tipo C – não há nenhuma “comum”. Nos bancos, os revestimentos em couro natural foram banidos dos Volvo e deram lugar ao Microtech, um material à base de PVC com um suporte têxtil, feito de poliéster 100% reciclado. Nas superfícies das portas e painéis aparece o acabamento Topography, feito de plásticos reciclados com detalhes em formas de mapas topográficos. Retroiluminado e tridimensional, o revestimento combina com a cor interna Fjord Blue. O teto solar panorâmico é eficiente e amplia a percepção de espaço. De acordo com a Volvo, vem com uma película que bloqueia os raios UV e diminui a luz em 80% – mas não oferece uma cortina para bloquear a insolação extrema dos trópicos, que certamente não faz parte do cotidiano dos designers escandinavos. Um sensor de chuva também seria um reforço bem-vindo ao C40.
Impressões ao dirigir
Sedutora eficiência
Quando o motorista entra no C40 Ultimate e tenta ligar o carro, depara-se com uma intrigante novidade: não há ignição por chave e nem botão de partida. O crossover elétrico é ligado automaticamente no momento em que o condutor entra no veículo (a chave pode estar no bolso) e seleciona no câmbio tipo joystick a posição Drive (D). Também não há freio de estacionamento – basta acelerar e sair. Para desligar o carro, é preciso somente colocar o câmbio na posição Parking (P) e sair do veículo. Depois que o motorista se acostuma ao “jeito independente de ser” do C40, tudo se revela bastante prático. O típico silêncio do “powertrain” elétrico reforça o aspecto harmonioso do ambiente.
No “para e anda” do trânsito, com o One Pedal Drive ativado, basta interromper a pressão no acelerador que o veículo começa a frear – e a recarregar as baterias. Se necessário, pisar no freio da forma convencional resulta em paradas mais eficientes. Nas rodovias, em velocidades estáveis e mais elevadas, o One Pedal Drive se mostra muito sensível às eventuais oscilações da pressão no pedal da direita, podendo transmitir uma desconfortável oscilação na velocidade de cruzeiro. Contudo, é possível regular a intensidade de atuação do sistema – ou até desativá-lo e usar o acelerador e o freio na forma convencional.
Na estrada, quando surge a chance de pisar mais fundo no acelerador, os 67,2 kgfm de torque e os 408 cavalos do C40 atingem as quatro rodas com uma presteza cativante. O motorista logo se adapta à transmissão instantânea de torque característica dos veículos elétricos e o C40 Ultimate mostra confiabilidade para fazer retomadas revigorantes, que viabilizam ultrapassagens seguras. Como em todos os carros atuais da Volvo, o limitador de velocidade restringe a aceleração aos 180 km/h – velocidade atingível sem qualquer esforço aparente. A suspensão é equilibrada – apesar do curso um tanto curto. Como as baterias ficam sob o assoalho, o centro de gravidade baixo ainda ajuda na tarefa de “grudar” o carro no chão nas curvas rápidas. A visibilidade pelo espelho interno é um tanto prejudicada pelo vidro traseiro angulado do C40 – o jeito é recorrer aos retrovisores externos.
Ficha Técnica
Volvo C40 Recharge Ultimate
Motor: P8 Electric (dois, um em cada eixo)
Potência: 300 kW/408 cavalos
Torque: 67,3 kgfm
Capacidade da bateria: 78 kWh
Tração: integral AWD (All Wheel Drive)
Suspensão: independente tipo MacPherson na dianteira e independente multibraços na traseira
Pneus e rodas: rodas de alumínio de 20 polegadas (R135) com pneus 235/45 dianteiros e 255/40 traseiros
Freios: discos ventilados na frente e sólidos atrás
Porta-malas: 413 litros
Dimensões: 4,44 metros de comprimento, 2,03 metros de largura (com retrovisores), 1,59 metro de altura e 2,70 metros de distância de entre-eixos
Peso: 2.207 quilos
Preço: R$ 429.950