Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no Alto Amazonas do Peru

O tremor foi sentido em diversas regiões do norte e centro do País e também na Colômbia, com magnitude de 8,3 graus; o epicentro do sismo foi detectado na região peruana de Loreto

  • Data: 26/05/2019 10:05
  • Alterado: 26/05/2019 10:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Terremoto de magnitude 7,5 é registrado no Alto Amazonas do Peru

Crédito:Bombeiros Peru

Você está em:

Um terremoto com magnitude de 7,5 graus foi detectado às 04h41 deste domingo, 26, no Alto Amazonas do Peru. O tremor durou pouco mais de dois minutos – 127 segundos – e assustou a população, mas não causou maiores prejuízos, segundo informes da Defesa Civil do País.

O epicentro do tremor foi registrado a cerca de 70 km a sudeste do distrito de Lagunas, na região de Loreto, a uma profundidade de 141 km, apontou o Instituto Geofísico do Peru (IGP). Geralmente, quanto maior a profundidade do sismo, menor é o impacto ou dano causado na superfície.

O tremor foi sentido em diversas regiões do norte e centro do País, inclusive na capital, Lima, situada a 923 km do local, onde a população teve que sair de suas casas. Segundo as primeiras informações da televisão local, não foram registradas vítimas, apenas alguns danos materiais na cidade de Yurimaguas, perto do ponto central do tremor.

Inicialmente a magnitude do abalo foi registrada em 7,2 graus, mas depois o dado foi revisado pelo IGP. A informação foi divulgada por um tuíte.

Não houve notícias sobre mortes imediatamente após o terremoto, embora algumas construções tenham desabado e cortes de energia tenham sido noticiados em algumas cidades.

Em um tuíte, o presidente peruano Martín Vizcarra pediu calma e disse que autoridades estavam monitorando as áreas atingidas. O prefeito de Lagunas, Arri Pezo, disse à rádio local RPP que o terremoto foi sentido com muita força por lá, mas que não era possível se movimentar pela cidade por causa da escuridão. Na capital, Lima, pessoas correram de suas casas com medo.

O abalo também foi sentido na Colômbia, com magnitude de 8,3 graus, indica o Serviço Geológico colombiano. Por hora, não há informações de vítimas ou danos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou em seus sismógrafos uma magnitude de 8 graus.

Compartilhar:

  • Data: 26/05/2019 10:05
  • Alterado:26/05/2019 10:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados