Terminal Jabaquara da EMTU terá mutirão de saúde no Dia de Combate à Hipertensão
Passageiros vão receber orientações e realizar testes com cardiologistas, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos e psicólogos sobre hábitos saudáveis para a prevenção da doença
- Data: 25/04/2024 15:04
- Alterado: 25/04/2024 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
Crédito:Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Nesta sexta-feira (26/04), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a EMTU e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) vão realizar a Campanha Menos Pressão, no Terminal Metropolitano Jabaquara.
Equipes de especialistas, compostas por cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, educadores físicos, professores da USP e psicólogos vão atender gratuitamente o público do terminal levando informações sobre controle da hipertensão, a importância de manter boa alimentação e praticar exercícios físicos, cuidados com a ansiedade e depressão e recomendações de adoção de hábitos saudáveis no dia a dia para a prevenção de doenças.
Além disso, haverá teste de impedância e aferição de pressão arterial. O tema “Meça a Pressão e Descomplique a Vida” da campanha, tem como objetivo reforçar a importância da aferição da pressão arterial para diagnosticar, controlar e prevenir as complicações relacionadas à hipertensão arterial.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta é definida por cifras pressóricas superiores a 140/90 mmHg e constitui uma das principais causas de morte no Brasil, acometendo cerca de 30% da população adulta. Em idosos, pessoas com excesso de peso e diabéticos, esses percentuais são ainda superiores, podendo atingir até 60%.
A data visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Entre os sintomas estão tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante aferir regularmente a pressão arterial.
Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão e o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da doença.
Prevenção e controle:
– manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
Serviço – Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão
Data: 26/04
Horário: 9h às 16h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP