Teatro Municipal recebe ‘Anjos da Guarda’ neste fim de semana

Jovens beneficiados pelo projeto serão multiplicadores do programa ‘Crack, é Possível Vencer’

  • Data: 15/08/2013 18:08
  • Alterado: 15/08/2013 18:08
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA
Teatro Municipal recebe ‘Anjos da Guarda’ neste fim de semana

Crédito:

Você está em:

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André apresentará nos próximos dias 17 e 31, às 9h, duas sessões do projeto Anjos da Guarda com a participação especial de adolescentes de três instituições sociais da cidade. Os jovens ensaiaram um espetáculo junto com a equipe de guardas municipais do projeto que, desde 2010, realiza trabalho de prevenção às drogas e ao álcool por meio de teatro e fantoche, na rede de ensino municipal. As peças serão realizadas no Teatro Municipal para aproximadamente 600 adolescentes e seus familiares.

Três jovens de cada instituição – Corpo de Patrulheiros Mirins de Santo André, Clasa (Casa Lions de Adolescente de Santo André) e Camp (Centro de Assistência Social e Motivação Profissional) Piero Pollone – juntamente com seus pais, serão os primeiros a compor o grupo multiplicador de prevenção às drogas do programa Crack é Possível Vencer. “É muito importante poder contar com multiplicadores que estão na mesma faixa etária do público que queremos alcançar, pois o diálogo acontece mais facilmente”, explica o coordenador do programa, Antonio Marcos Oliveira. “Será um desafio formar esses jovens. Nosso objetivo é fazer com que a comunidade, de maneira geral, se conscientize dos problemas das drogas e da violência que, infelizmente, estão presentes na vida de muitos”, acrescenta.

Desenvolvido desde 2010 pela GCM, o programa tem como objetivo prevenir e orientar crianças, jovens e adultos, em relação à pedofilia, ao bullying, à violência e aos efeitos nocivos das drogas, por meio de linguagens artísticas. O projeto já foi apresentado para mais de 30 mil pessoas, sendo o maior público alunos das redes de ensino público municipal e privado.

A equipe do Anjos da Guarda é formada por oito integrantes da GCM, que participaram de curso de capacitação de agentes multiplicadores na prevenção ao uso indevido de entorpecentes, com duração de 40 horas, ministrado por representantes do Denarc (Departamento de Investigações Sobre Narcóticos). Além desta importante formação, a equipe participou de outra oferecida pela Senad (Secretaria Nacional Anti-Drogas) com 240 horas de duração, sobre uso indevido de drogas e mais um ano e meio de formação em teatro. O principal critério usado para a seleção dos integrantes foi não possuir nenhum tipo de vício, para que o funcionário também se sensibilizasse com o trabalho.

Por meio de jogos de interação social, brincadeiras, apresentações musicais ao vivo e peças teatrais, o programa tem abordagem de acordo com a faixa etária do público. Usando da interatividade, os expectadores são motivados a se tornar multiplicadores, levando a mensagem para pais e familiares.

Compartilhar:
1
Crédito:Diego Barros/PSA
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 15/08/2013 06:08
  • Alterado:15/08/2013 18:08
  • Autor: Paola Zanei
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados