Teatro Municipal homenageia o maestro Flavio Florence

Equipamento cultural ganha nome de músico que esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Santo André durante 20 anos

  • Data: 19/04/2019 09:04
  • Alterado: 19/04/2019 09:04
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: Secom PSA
Teatro Municipal homenageia o maestro Flavio Florence

Crédito:Divulgação

Você está em:

Teatro Municipal Maestro Flavio Florence. Este é o novo nome do Teatro Municipal de Santo André, que passa a homenagear um dos mais importantes artistas da cidade. A nova nomeação foi determinada pela Lei n. 10.158/2019, promulgada pelo prefeito Paulo Serra e publicada nesta quinta-feira (18).

A alteração do nome do teatro foi uma iniciativa dos músicos e do atual maestro regente da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), Abel Rocha. Segundo Rocha, trata-se de uma justa homenagem ao maestro Flavio Florence, que esteve à frente da OSSA de 1988 até seu falecimento, ocorrido em 2008.

“A alteração do nome do Teatro Municipal faz justa homenagem ao maestro Flavio Florence, que regeu a nossa Orquestra Sinfônica e tem um legado com a nossa história e a nossa cidade. É uma grande alegria perpetuar esta homenagem ao nomear um dos equipamentos culturais que mais representam Santo André”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Ainda segundo o maestro Abel Rocha, a alteração do nome foi debatida com representantes do setor cultural da cidade. Posteriormente, realizou-se um abaixo-assinado virtual, que contou com cerca de 1.050 assinaturas. Finalmente, a proposta foi discutida com os vereadores na Câmara Municipal. O projeto de alteração, elaborado pelo Executivo, foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo no dia 9 de abril.

Flavio Florence era paulista e iniciou seus estudos musicais na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Ele graduou-se na Unicamp, e estudou posteriormente no Real Conservatório de Música de Haia, na Holanda. Flautista e regente, Flavio Florence integrou entre outras as Orquestras Sinfônicas de Campinas e Jovem Municipal de São Paulo, além da OSSA.

No seu currículo constam ainda apresentações como regente convidado frente às principais orquestras do País e do exterior, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e a Sinfônica de Porto Alegre. além da Sinfónica del Estado de México (México), Orchestra da Camara della Lombardia (Itália) e Sinfonia Cultura, Orquestra do Norte (Portugal).

Comprometido com a formação das novas gerações de músicos, Florence foi professor de regência orquestral na FAAM e na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi membro da Comissão Estadual de Música e coordenador dos Encontros de Orquestras Jovens do Estado de São Paulo, além de assistente do maestro Eleazar de Carvalho no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Sua produção intelectual inclui dezenas de artigos em publicações como as revistas Bravo! e Concerto.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:Divulgação

  • Data: 19/04/2019 09:04
  • Alterado:19/04/2019 09:04
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados