Taka faz história e derrota o PT em Diadema
Taka Yamauchi, candidato da coligação do Movimento do Bem, está eleito como o próximo prefeito de Diadema.
- Data: 27/10/2024 19:10
- Alterado: 27/10/2024 19:10
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Taka Yamauchi (MDB)
Crédito:Divulgação
Com 52,59% (116.003 votos válidos) , a vitória marca uma nova fase para o município, que depositou sua confiança na proposta de renovação e mudança liderada por Taka. No primeiro turno, o emedebista já havia alcançado a liderança contra o petista: somou 47% contra 45%. Ele tomará posse no dia 1º de janeiro de 2025, com o compromisso de transformação para a cidade.
“Essa vitória é de todos que acreditam na dignidade, na esperança e na força do trabalho. O povo de Diadema merece mais, e juntos vamos construir uma cidade melhor para todos. A mudança começa agora!”, declarou Taka em seu discurso de vitória, reafirmando seu compromisso com a população de Diadema e com o futuro da cidade.
Sobre a trajetória de Taka Yamauchi
Aos 46 anos, Taka Yamauchi é engenheiro e empresário, com uma carreira de mais de 27 anos, incluindo posições de destaque como Secretário de Obras de Ribeirão Pires e presidente da SPObras, em São Paulo. Fundador do Movimento do Bem e da ONG Te Quero Bem, Taka mora há 42 anos em Diadema, no bairro Casa Grande, e já havia conquistado a confiança dos eleitores em 2020, quando chegou ao segundo turno, ficando a poucos votos de vencer.
O Datafolha havia projeto a vitória de Taka por volta das 18h30.
Nestas eleições, Diadema espelhou a divisão política do país. De um lado, Filippi simbolizava a esquerda petista, recebendo Lula em seu palanque. Do outro, Yamauchi se posicionou como um candidato à direita e teve apoio do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na reta final da campanha, Tarcísio chegou a participar de uma caminhada com o emedebista pelas ruas de Diadema. Em termos de propostas, a criação de um novo hospital esteve no centro do debate entre os candidatos. Filippi prometeu erguer o novo prédio, com o apoio de Lula. Ele argumentava que o Hospital Piraporinha, além de ser distante do centro da cidade, tinha estrutura defasada, sem condições de ser reformado. Já Yamauchi achava ser necessário melhorar o atual hospital, apostando na modernização do sistema de saúde.
Trata-se de mais uma derrota para o PT nestas eleições. De acordo com Filippi, manter o poder em Diadema era uma prioridade para a sigla. A região do ABC Paulista é, afinal, berço político do partido, que viu a direita avançar, no primeiro turno, em municípios da região.
Sua vitória reforça a força de seu Plano de Governo e o desejo da população por uma gestão que promova a dignidade, o acolhimento, além de mudanças na Saúde, Segurança, Educação e no Desenvolvimento Econômico da cidade.
Em Nota, Filippi agradece a democracia
NOTA OFICIAL
O prefeito Filippi agradece aos 104.556 eleitores, à militância, ao PT e aos partidos aliados e a todos que confiam e confiaram em seu trabalho.
Filippi continua como cidadão de Diadema, cidade que ele teve o prazer e a honra de ajudar a construir desde os anos 1980, quando se apaixonou pelo município e dedicou sua vida a transformar a realidade dos moradores do município.
Ele continuará acompanhando o dia a dia de Diadema, torcendo para que a cidade se desenvolva e evolua.