Super Feira movimenta a Praça da Moça, em Diadema

Programada para toda segunda quinta-feira do mês, encontro das principais feiras artesanais da cidade leva cultura, ecologia, ancestralidade e economia solidária às noites do centro

  • Data: 15/04/2024 16:04
  • Alterado: 15/04/2024 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Super Feira movimenta a Praça da Moça, em Diadema

Crédito:Mauro Pedroso/PMD

Você está em:

Na última quinta-feira (11), a já tradicional Feira Noturna da Praça da Moça foi incrementada por três outras feiras da cidade: a Feira Agroecológica e Solidária, a Afrofeira e o Projeto Feira Feira.

Já apelidada de Super Feira, a iniciativa da Prefeitura visa movimentar o centro de Diadema com mais uma atividade que envolva gastronomia, artesanato e cultura, alinhada com a venda de produtos encontrados na feira livre e alimentos agroecológicos.

Outro objetivo é ajudar a gerar renda aos empreendedores populares, que fizeram cursos ofertados por programas da Prefeitura ou que já atuam como artesãos.

A maioria deles é morador de Diadema e os grupos solidários aos quais pertencem são assistidos pela Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários (IPEPS). A incubadora é gerida pela Casa da Economia Solidária, setor ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Pedido antigo

Maria Neide Souto Ferraz Barbosa, 67, da Horta 8 de Dezembro, na Vila Mulford, estava com duas barracas repletas de hortaliças. Tudo fruto de uma horta comunitária, cuidada por várias pessoas do bairro, que existe há 8 anos. Tudo natural e sem agrotóxicos, como faz questão de frisar. “Aqui na Praça da Moça é bem melhor [A Feira Agroecológica funcionava antigamente na Praça Lauro Michels]. Tem mais movimento, as pessoas já sabem que vai ter feira aqui, a gente vende tudo,” festejou ela, mostrando o balcão quase vazio. “Graças a Deus!”

Esse é um pedido antigo dos participantes das outras feiras, como Márcia Regina da Silva, 62, do Canhema, membro do Coletivo de Afroempreendedorismo de Diadema: “Minha arte é baseada na sustentabilidade, faço bonecas pretas e orixás e acessórios étnicos. A união das feiras é algo que já vinha sendo solicitado por nós, artesãos, há muito tempo, para agregar o público, em vez de dividir. É difícil as pessoas guardarem datas e locais de diferentes feiras, melhor acompanhar o que já foi estabelecido.”

Músicas de Belchior – Outra atração da Super Feira foi a música. A banda Galos de Noite & Quintais fez uma apresentação de diversas canções de Belchior, em homenagem ao artista.

A realização das diversas feiras permanecerá no centro de Diadema e acontecerá todas as segundas quintas-feiras do mês, na Feira Noturna da Praça da Moça.

O mix de feiras fortalece a atividade econômica dos pontos de economia e a iniciativa de realizá-las ao mesmo tempo foram de três secretarias: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Cultura.

Compartilhar:

  • Data: 15/04/2024 04:04
  • Alterado:15/04/2024 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados