Subsídio para contas de luz de templos: Estou apanhando e não decidi ainda, diz Bolsonaro

Presidente negou-se a falar sobre o que pensa sobre o assunto

  • Data: 14/01/2020 10:01
  • Alterado: 14/01/2020 10:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Subsídio para contas de luz de templos: Estou apanhando e não decidi ainda, diz Bolsonaro

Crédito:Alan Santos / PR

Você está em:

O presidente Jair Bolsonaro se desviou nesta terça-feira, 14, de perguntas sobre ser favorável ou não à concessão de subsídio para a conta de luz de templos religiosos, assunto que, a pedido dele, está em análise no governo.

“Estou apanhando e não decidi nada ainda. Eu não sei por que essa gana de dar pancada em mim o tempo todo. Eu assinei o decreto? Então por que essa pancada?”, declarou o presidente em frente ao Palácio da Alvorada.

Questionado se assinará o decreto para conceder o subsídio, Bolsonaro disse que decide “na hora certa”, aos “48 do segundo tempo ou 54”. O presidente negou-se a falar sobre o que pensa sobre o assunto: “Não tenho opinião para te dar”.

Pela minuta de decreto em estudo no governo, os templos passariam a pagar tarifas no horário de ponta, quando há maior consumo, iguais às cobradas durante o dia, ou seja, mais baratas. A alternativa em estudo para custear esses benefícios é repassar o valor a outros consumidores, tanto residenciais quanto livres, via o encargo chamado Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

A soma dos benefícios embutidos na conta de luz e repassados para todos os consumidores atingiu R$ 22 bilhões neste ano e tem sido alvo de preocupação da área econômica do governo. Embora o movimento seja para beneficiar templos religiosos de forma ampla, os evangélicos são o alvo da medida.

ORÇAMENTO

O presidente voltou a afirmar que deve sancionar o Orçamento “no limite”, ou seja, no dia 20 de janeiro. Bolsonaro já sinalizou que deve aprovar o fundo eleitoral de cerca de R$ 2 bilhões, proposto pelo próprio governo, apesar de ele afirmar ser contra ao uso do recurso público nas disputas.

Compartilhar:

  • Data: 14/01/2020 10:01
  • Alterado:14/01/2020 10:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados