SP sedia dois importantes eventos voltados à formação de educadores
Abertos pelo prefeito Ricardo Nunes nesta quarta (4), o VI Congresso Municipal da Educação e o Encontro Nacional das Cidades Educadoras buscam troca de experiências e boas práticas nessa área
- Data: 04/10/2023 13:10
- Alterado: 04/10/2023 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Imagem ilustrativa
Crédito:Rovena Rosa - Agência Brasil
O prefeito Ricardo Nunes abriu nesta quarta-feira (4) dois importantes eventos voltados ao aperfeiçoamento dos profissionais da Educação e troca de experiências: o VI Congresso Municipal da Educação e o Encontro Nacional das Cidades Educadoras, no São Paulo Expo.
Realizado pela Secretaria Municipal da Educação, o congresso será baseado na “Política Educativa Ampla”, fomentando a responsabilidade de todas as instâncias da cidade. Já o objetivo do Encontro Nacional das Cidades Educadoras é trocar boas práticas e políticas públicas. O evento terá a participação de 6 mil pessoas que representam 110 municípios brasileiros convidados.
“É muito bom poder ter esse 6º Congresso Municipal de Educação e o 9º Encontro das Cidades Educadoras. Cidade Educadora é aquela que tem políticas públicas que vão muito além da sala de aula. É a que sem deixar de cuidar do que é essência no ensino formal, valoriza os profissionais do setor, o apoio ao aluno e a melhoria da infraestrutura escolar. Entende que o processo de aprendizado é contínuo e abrangente, envolvendo todos os aspectos da vida do estudante”, disse o prefeito Ricardo Nunes na cerimônia de abertura na manhã desta quarta.
O Encontro Nacional das Cidades Educadoras é uma ação promovida pela Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace). E é baseado na “Política educativa ampla”, fomentando a responsabilidade de todas as instâncias da cidade, incluindo secretarias, organizações da sociedade civil, iniciativas privadas, com a educação.
Ao participar da abertura, o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, enumerou algumas das políticas públicas implementadas na cidade de São Paulo para melhorar o atendimento aos estudantes, aprimorar a formação dos profissionais e estabelecer um ensino mais inclusivo, como o Transporte Escolar Gratuito, o programa Mães Guardiãs e distribuição de verba mais democrática entre as unidades de ensino.
“Aumentamos o PTRF (Programa de Transferência de Recursos Financeiros), que garante a autonomia das unidades escolares, para que elas possam, em cada território, decidir com a comunidade escolar o uso desses recursos da melhor maneira para aquela comunidade, disse.
Ao participar da cerimônia de abertura, a coordenadora de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, ressaltou ainda que a foi “a primeira rede, mundialmente falando, a implementar os objetivos de desenvolvimento sustentável no currículo, e com isso a aproximar os ODSs das Nações Unidas do currículo da cidade”.
“Para a Unesco é uma enorme satisfação participar e coorganizar este evento junto com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, da qual somos parceiros na missão de levar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os estudantes da maior rede de toda a América Latina”, disse.
O presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), Claudio Fonseca, destacou a importância da educação para além do ambiente escolar. “A Rede Municipal de Ensino produz muita qualidade cultural, de conhecimento, de convivências, além de integrar a escola com o espaço urbano da cidade e os seus elementos urbanísticos. Por isso a importância de a escola dialogar cada vez mais com a sociedade e ser valorizada”, destacou.
Congresso
Após 17 anos de pausa, a Secretaria Municipal de Educação, volta a promover o Congresso da Rede Municipal de Ensino. O evento segue na quinta (5) e sexta-feira (6). A expectativa é de que 15 mil profissionais participem do evento. O acesso é restrito aos educadores da Rede Municipal previamente inscritos
Com o tema “Conectar Saberes para uma Educação Transformadora”, a iniciativa vai oferecer espaços de reflexão sobre educação, e compartilhamento de projetos e ações dos educadores da Rede Municipal na perspectiva da equidade, educação inclusiva e integral envolvendo estudantes de todos os ciclos de ensino. Nos três dias haverá discussões em diferentes espaços com vivências, relatos de práticas e rodas de conversa. Veja mais neste link.
Cidades Educadoras
O encontro que acontece hoje e amanhã traz como tema “Promover e fortalecer aprendizagens transformadoras nos territórios da cidade”, que tem base no segundo princípio da Carta das Cidades Educadoras: “Política educativa ampla” fomentando a responsabilidade de todas as instâncias da cidade – secretarias, organizações da sociedade civil, inciativas privadas – com a educação da população. Objetivando a promoção e desenvolvimento dos cidadãos e cidadãs em todas as suas dimensões (física, emocional, cultural, social e intelectual).
O evento recebe representantes de diversas cidades do país e trará à discussão a integração de todas as ações da cidade transformando-a em uma comunidade do conhecimento, que facilita o acesso da população a diferentes oportunidades em condições de igualdade e respeito onde desenvolvam sua singularidade, criatividade e possibilidades. Veja mais neste link.