Site permite consultar linhas e itinerários dos ônibus municipais de Diadema
Pelo celular, aplicativo Cittamobi reúne ainda diversas funcionalidades, inclusive recursos acessíveis para pessoas com deficiência visual
- Data: 24/04/2024 14:04
- Alterado: 24/04/2024 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos
Os passageiros que usam as linhas dos ônibus municipais de Diadema contam com uma nova maneira de consultar os itinerários. Além do aplicativo Cittamobi, para celulares Android e IOS, agora é possível acessar o site recém-lançado Cittamobi Trilhas e Rotas (https://linhas.cittamobi.com.br/). A proposta do site é ampliar a possibilidade de uso por pessoas que fazem a consulta do transporte público em um computador (desktop), em alguns momentos estratégicos do dia, quando estão afastadas do celular, por exemplo. Muitas vezes, são consultas realizadas ainda no local de trabalho, antes do início do deslocamento.
O novo site Cittamobi Linhas e Rotas é uma plataforma simples e de fácil manuseio. Tem duas funcionalidades que permitem aos usuários traçarem a roteirização de um ponto a outro de forma rápida e conferir todas as linhas da cidade em que o aplicativo se encontra. Ao clicar na linha de transporte desejada, por exemplo, é disponibilizado um mapa de localização do percurso, a relação de todas as paradas previstas no trajeto da linha e a previsão de horário em cada uma, além do quadro com o horário de funcionamento e a frequência (intervalo) da linha.
“A proposta do site é facilitar o planejamento antecipado do passageiro do transporte coletivo. Entendemos que muitas vezes o usuário não busca informações sobre rotas e linhas no celular. Prefere fazer essa busca pelo computador. Por isso pensamos no site. É mais uma opção para o nosso cliente e mais uma entrega realizada nos dez anos do Cittamobi”, afirma Emanuele Cassimiro, CPO do Cittamobi.
Acessibilidade
Com diversas ferramentas e modos operacionais disponíveis, o aplicativo Cittamobi pode agir como um GPS funcional, com comandos de som para direcionar estas pessoas nas locomoções do cotidiano. Seu sistema é baseado no cadastro de informações fornecidas pelos usuários de acordo com as necessidades das pessoas com deficiência visual, que por meio do VoiceOver, comando de voz que alerta automaticamente quais ônibus estão próximos à parada selecionada, avisa o momento de chegada ao ponto de destino escolhido, sinalizando o passageiro a hora que deve descer do ônibus.
Além disso, o Cittamobi Acessibilidade possui funções para auxiliar e guiar o usuário em atividades cotidianas, como o modo carro, dando alertas sobre ruas e cruzamentos; modo viagem, alertando em tempo real o momento de embarque e desembarque; e modo praia, para locomoção em praias e locais abertos. O usuário também consegue utilizar o aplicativo no modo offline e ao registrar a ida até um local, a ferramenta automaticamente traça a rota de volta mesmo que não haja conexão.
“Com compatibilidade com leitores de tela, ajuste de contraste e fonte, o aplicativo conta com previsão em tempo real, aviso de chegada ao ponto destino, ambientação do usuário ao longo do trajeto, roteirizador e a possibilidade de criação de pontos de referências personalizados. Todas essas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual, promovendo uma experiência inclusiva e autônoma”, explica Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software, deficiente visual e idealizador do Cittamobi Acessibilidade.
O Secretário de Mobilidade e Transportes, Vanderly Lima, destacou o caráter inclusivo do aplicativo: “Ele promove mais segurança e acessibilidade e dá autonomia aos deficientes visuais, que ganham facilidade na mobilidade urbana”, concluiu.