‘Sinfonieta Educa’ se apresenta no Cesa Vila Linda nesta quinta-feira
Na peça ‘Pedro e o Lobo’ instrumentos musicais representaram cada um dos personagens do clássico infantil
- Data: 19/11/2013 16:11
- Alterado: 19/11/2013 16:11
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Crédito:
Mais uma escola municipal receberá, nesta quinta-feira (21), a visita da Sinfonieta Educa, uma orquestra em tamanho reduzido que interpretará, sob a batuta do maestro Carlos Eduardo Moreno, a peça musical Pedro e o Lobo, de Alexandre Prokofiev. A apresentação, para os alunos e seus familiares, será realizada na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Vereador Oscar Chaves, no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Linda, às 11h e às 13h. A ação faz parte do projeto Música na Escola, lançado em setembro, e tem como objetivo aproximar as crianças da música clássica, promovendo o contato dos alunos com a arte.
Antes de a contadora de história começar a narrar a aventura do menino Pedro, acompanhada dos personagens representados pelos sons, o maestro apresenta cada um dos 13 instrumentos que compõem a Sinfonieta e provoca risos nas crianças, pouco acostumadas com nomes como fagote, oboé, trombone e trompete. Segundo Moreno, Pedro e o Lobo é o maior clássico da literatura musical infantil, por isso foi escolhido para as apresentações da Sinfonieta. “Aqui, temos a presença de cada instrumento que compõe uma orquestra, como em uma vitrine musical, disposta para se apresentar em diversos espaços”, explicou Moreno, que também rege a OSSA (Orquestra Sinfônica de Santo André).
MÚSICA NA ESCOLA – Além das apresentações da Sinfonieta, o projeto é composto por um conjunto de ações voltadas para o ensino de música nas escolas da cidade, não somente em atendimento à lei 11.769, que determina a obrigatoriedade do ensino de música no quadro curricular da Educação Básica, mas também para a formação integral das crianças. Por isso, a ação é composta por formação para os professores da rede municipal, com aulas semanais na Sabina Escola Parque do Conhecimento e apresentações da OSSA.
Os alunos do 2º ano do ensino fundamental dos dez Cesas (Centros Educacionais de Santo André), aproximadamente 1.400 crianças, já estão tendo aulas com instrumentos musicais como violino e flauta, além do canto coral, ministradas por professores de música, durante o período regular. Os estudantes de outras unidades do município podem participar de cursos que também são realizados nos Cesas, no contra turno. O maestro participa da idealização do projeto que dará origem à formação de uma orquestra infanto-juvenil e coral até 2016.
A ideia é desenvolver a sensibilidade estética e artísticas de crianças e adolescentes, a promoção e o encantamento pela música, além de preparar os alunos para a prática vocal e instrumental, bem como proporcionar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor das crianças. A Secretaria de Educação planeja estender as aulas para todas as outras 50 Emeiefs da rede também até 2016.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Educação e a de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e o Instituto Vittalys