Sinfônica de Santo André recebe a maestrina Natália Larangeira no Carlos Gomes
Ex-regente assistente da Ossa, atua desde 2020 no mesmo cargo na orquestra de Buenos Aires, no Teatro Colón; concerto gratuito terá ainda participação da soprano Manuela Freua
- Data: 29/07/2022 14:07
- Alterado: 16/08/2023 23:08
- Autor: Marcos Imbrizi
- Fonte: Secom PSA
Orquestra Sinfônica de Santo André
Crédito:Helber Aggio/’PSA
Neste domingo (31), às 11h, a Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André) dá prosseguimento ao projeto ‘Brasil de 22 a 22’, que integra a Temporada 2022. O concerto, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, terá duas participações especiais: a regência ficará a cargo da maestrina Natália Larangeira, ex-regente assistente da Ossa e atual regente assistente da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón. O público poderá conferir ainda a apresentação da soprano Manuela Freua. Entrada gratuita por ordem de chegada.
De acordo com Abel Rocha, diretor artístico, regente da Ossa e idealizador do projeto ‘Brasil de 22 a 22’, a iniciativa visa mostrar a forma que a música instrumental pode retratar e entender o Brasil do século XXI, tendo como referência os significados e heranças do movimento modernista de 1922, dos dois anos da pandemia do novo coronavírus, dos 200 anos da independência do Brasil e os 500 anos da circum-navegação no entorno do planeta.
A programação deste ano da Sinfônica de Santo André com o novo projeto traz a estreia de 15 novas composições, escritas especialmente para a orquestra por compositoras e compositores brasileiros dos mais diversos e variados perfis. Compostas em gêneros, estilos, tradições e formações distintas, cada uma oferece sua visão do significado de ser moderno, ser contemporâneo, ser brasileiro. Após as apresentações as composições serão disponibilizadas nos canais virtuais da Sinfônica de Santo André.
Retorno – Depois de dois anos, Natália Larangeira retorna a Santo André para reger o concerto do próximo domingo. Natália se tornou regente assistente da Ossa em 2015. Em 2020, ela foi selecionada através de um concurso internacional para ser a regente assistente da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires, no Teatro Colón, principal casa de ópera da capital argentina.
A experiência em Buenos Aires tem sido muito enriquecedora para Natália. “Como regente assistente, eu trabalho não só com o regente titular, mas para todos os maestros convidados. Com isso, eu tenho semanalmente a oportunidade de trabalhar com maestros de diferentes partes do mundo e repertórios desafiadores. Isso faz com que eu cresça muito como regente”, afirma.
Natália destaca ainda o fato de estar no Teatro Colón. “É também uma experiência incrível. Além das orquestras temos o corpo de ballet e coros o que me permite todo dia acompanhar o dia-a-dia de um teatro de ópera”, comenta.
E a maestrina convidada para o concerto de julho lembra ainda a importância da participação na Ossa em sua carreira. “Ter sido regente assistente da orquestra foi fundamental. Na Ossa eu sempre tive muitas oportunidades para reger. E esse repertório todo, essa experiência não só musical, mas também da parte de gestão me treinou para que eu pudesse chegar num ambiente como o Teatro Colón, que tem mais de dois mil lugares. Mas ao chegar lá eu já estava acostumada, o que tornou fácil a minha adaptação”, concluiu.
Concerto de julho – No concerto de julho da Temporada 2022 serão apresentadas as estreias de ‘Canções de Maresia’, de João Guilherme Ripper com a soprano Manuela Freua; ‘Bolero Reptiliano’ de Alexandre Dalóia; e ‘Literofagia’, de Cibelle Donza. Completam o programa a ‘Suite Star War’, de John Williams e ‘ Abertura Coriolano’, de Ludwig van Beethoven.
Serviço
Temporada 2022 da Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André) – Projeto Brasil de 22 a 22
Direção artística: Maestro Abel Rocha
Regente convidada: Maestrina Natália Larangeira
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, Rua Senador Fláquer, 111, Centro
Domingo, 31 de julho de 2022, às 11h
Entrada gratuita – 400 lugares por ordem de chegada
Ludwig van Beethoven – Abertura Coriolano
Alexandre Daloia – Bolero Reptiliano (Projeto Brasil de 22 a 22)
Cibelle Donza – Literofagia (Projeto Brasil de 22 a 22)
João Guilherme Ripper – Canções de Maresia (Projeto Brasil de 22 a 22)
Soprano: Manuela Freua
John Williams – Suíte Star Wars