Shopping Popular de Mauá recebe ações de conscientização
A Prefeitura de Mauá realiza até o dia13 de setembro atividades educativas do Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa junto aos consumidores do local.
- Data: 11/09/2013 09:09
- Alterado: 11/09/2013 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
As ações são em parceria com os comerciantes do Shopping Popular e ocorrem próximo à entrada do estabelecimento das 10h às 17h30. O objetivo é conscientizar a população para as questões ambientais e de limpeza, através da distribuição de materiais informativos e brincadeiras para as crianças.
O Programa Nossa Mauá, Cidade Limpa é uma ação permanente da Prefeitura com a finalidade de realizar ações de limpeza, conservação e manutenção no município. O foco principal dos trabalhos realizados nas 11 primeiras regiões foi o recolhimento de entulho e bagulhos (como móveis e eletrodomésticos obsoletos). O programa tirou das ruas em apenas seis meses aproximadamente 2.800 toneladas de lixo, o equivalente a 711 caminhões.
Para o prefeito Donisete Braga, mais do que as ações de limpeza é importante conscientizar a população de que todos devem fazer a sua parte. “Estamos utilizando espaços de grande movimento para, pedagogicamente, orientar, principalmente jovens e crianças, sobre a necessidade de destinar corretamente o lixo. Essa é parte do processo de fazer uma cidade mais acolhedora e mais humana. Por isso, agradecemos ao shopping pela cessão do local”, afirmou.
A auxiliar de enfermagem Vanessa Custódio, moradora do Zaíra II acompanhou os filhos gêmeos Enzo e Ruan, de 5 anos que participaram da brincadeira na roleta e ganharam brindes. “É importante conscientizar a todos. A população precisa ajudar e a Prefeitura fazer a parte dela. Sempre vejo o pessoal de colete azul na rua trabalhando. Acho que tem tudo para dar certo”, considerou Vanessa.
O comerciante Joel Carlos Marinheiro, morador da Vila Magini acha importante as ações voltadas às crianças, acreditando que a limpeza contribui para a qualidade de vida e na prevenção à saúde. “Elas representam o nosso futuro. Se desde cedo receberem essa orientação, serão mais responsáveis não jogando o lixo em qualquer lugar. Acho legal a Prefeitura seguir esse caminho”, finalizou.
O secretário de Serviços Urbanos, Rogério Santana acompanhou a mobilização e ressaltou que a limpeza é um desafio muito maior do que a remoção de entulhos e bagulhos. “O desafio é educar sobre o papel de bala e bituca de cigarro que são jogados no chão. Muitas vezes o gari varre e segundos depois está tudo sujo de novo. Precisamos mudar a cultura da destinação correta do próprio lixo e que isso é bom para todos”, disse.
O Shopping Popular conta com 280 boxes. O local foi inaugurado em 1998 e destruído por um incêndio em janeiro de 2005. Foi reconstruído e reinaugurado em 1º de outubro de 2009. Passam diariamente pelo local, em média, cinco mil pessoas.