Sete previsões da Prologis para cadeias de suprimentos em 2023

Perspectivas para o ano incluem aspectos ligados ao e-commerce, mercados em crescimento e edifícios sustentáveis

  • Data: 23/01/2023 15:01
  • Alterado: 23/01/2023 15:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prologis
Sete previsões da Prologis para cadeias de suprimentos em 2023

Prologis

Crédito:Divulgação

Você está em:

A Prologis Research, com base em décadas de experiência no setor e dados proprietários, bem como insights exclusivos de seu portfólio global de aproximadamente 111 milhões de metros quadrados e 6,2 mil clientes no mundo, para prever as seguintes sete tendências para 2023.

Previsão #1

O início do desenvolvimento de galpões logísticos nos EUA cairá para o menor nível em sete anos, mesmo com o crescimento do aluguel superior a 10%.

Previsão #2

As barreiras ao desenvolvimento da Califórnia restringirão permanentemente a demanda logística, permitindo que o Texas se torne o estado número 1 em absorção líquida.

Previsão #3

A demanda do México atingirá um novo recorde anual à medida que o nearshoring (reconfiguração da cadeia de abastecimento para ficar mais próxima do consumidor final) impulsiona a expansão ao longo da fronteira.

Previsão #4

A Índia passará de quarto para terceiro país mais ativo em termos de desenvolvimento, atrás dos EUA e da China.

Previsão #5

Os galpões construídos sob medida atingirão novos níveis de aluguéis nos EUA e na UE, pois os aluguéis de mercado são capitalizados em 5%, apesar da queda nos custos de construção e terrenos.

Previsão #6

As locações para empresas de comércio eletrônico se recuperarão e esse será o segundo ano mais ativo da história (depois de 2021).

Previsão #7

A demanda por galpões sustentáveis ??crescerá rapidamente. A capacidade solar instalada no telhado dobrará e a capacidade de carregamento de caminhões elétricos excederá 10 megawatts.

PREVISÃO Nº 1

O início do desenvolvimento de galpões nos EUA cairá para o menor nível em 7 anos, mesmo com o crescimento do aluguel superior a 10%.

Fatos que embasam:

Impulsionado por um rápido aumento no custo de capital, o início do desenvolvimento diminuirá em 60% para menos de 16,3 milhões de metros quadrados em 2023. Já observamos inícios trimestrais cairem 30% de seu pico na Europa e esperamos um padrão semelhante no Estados Unidos.

Um recuo dessa magnitude criaria uma escassez de espaço em 2024. O pipeline cairá de mais de 46,5 milhões de metros quadrados no terceiro trimestre de 2022 para 25,5 milhões no final de 2023.

A baixa vacância produzirá mais um ano de crescimento de aluguel de dois dígitos. Mesmo que a nova demanda caísse para zero, a taxa de vacância nacional aumentaria apenas 260 bps para 5,9%, bem abaixo da média de longo prazo.

PREVISÃO Nº 2

Depois de liderar por mais de 25 anos, as barreiras ao desenvolvimento da Califórnia restringirão permanentemente a demanda logística, permitindo que o Texas se torne o estado número 1 em absorção líquida.

Fatos que embasam:

A Califórnia tem poucos terrenos aproveitáveis ??e as barreiras à oferta estão aumentando. Em novembro de 2022, por exemplo, um terço dos galpões em construção no Inland Empire estavam em municípios que haviam proposto ou promulgado moratórias locais sobre o desenvolvimento industrial. Os limites do desenvolvimento futuro nessas áreas aumentariam o valor das propriedades existentes e criariam desafios para os clientes que buscam crescer.

Os drivers de demanda do Texas estão acelerando. Espera-se que o crescimento populacional continue e a regionalização das cadeias de abastecimento enviará mais mercadorias através do México e do Texas.

PREVISÃO #3

A demanda do México atingirá um novo recorde anual à medida que o nearshoring impulsiona a expansão ao longo da fronteira.

Fatos que embasam:

As expansões relacionadas ao nearshoring representaram metade das novas locações em 2022. Monterrey, Juarez e Tijuana foram os principais beneficiários.¹

O aumento das entregas em 2023 permitirá uma maior absorção porque a taxa de vacância está no nível mais baixo de todos os tempos. O pipeline em construção aumentou para um recorde de 2,32 milhões de metros quadrados no terceiro trimestre, enquanto a vacância caiu para 1,4%.²

PREVISÃO Nº 4

A Índia subirá para o terceiro país mais ativo para início de desenvolvimento, atrás dos EUA e da China.

Fatos que embasam:

A Índia está se tornando mais passível de investimento à medida que os impulsionadores da demanda evoluem. A combinação de forte demografia, aumento das exportações, mudanças favoráveis ??nas políticas regulatórias e tributárias e melhoria na infraestrutura atraiu capital para a Índia, produzindo pó seco para desenvolvimento logístico.

A Índia ficou em quarto lugar em 2022, mais do que dobrando o volume de desenvolvimento iniciado em apenas cinco anos e ultrapassando os mercados de desenvolvimento mais ativos da Europa.³

PREVISÃO Nº 5

Os galpões construídos sob medida atingirão novos níveis de aluguéis nos EUA e na UE, pois os aluguéis de mercado são capitalizados em 5%, apesar da queda nos custos de construção e terrenos.

Fatos que embasam:

A volatilidade do mercado financeiro levou a custos de capital significativamente mais elevados. Os custos de empréstimos aumentaram substancialmente à medida que os bancos centrais aumentaram as taxas, com o T-bond de 10 anos oscilando entre 3,7 e 4,1% em novembro de 2022.

A suavidade do custo de construção fica atrás dos ciclos econômicos. Os custos podem responder eventualmente ao cenário econômico geral, mas ainda não o fizeram. Estimamos um declínio de 10 a 15% nos custos de construção até o final de 2023, com retrocesso na segunda metade do ano.

PREVISÃO Nº 6

As locações para empresas de comércio eletrônico se recuperarão e esse será o segundo ano mais ativo da história (depois de 2021).

Fatos que embasam:

As vendas de comércio eletrônico estão reacelerando à medida que o desejo descomunal de experiências pessoais diminui e a proposta de valor do comércio eletrônico para os consumidores permanece intacta. Mantemos nossa previsão de que mais de 25% dos produtos de varejo serão vendidos por meio de canais online até 2025, contra 15% em 2019.

A atividade de locações está reacelerando. A proporção da Prologis de novas locações assinadas por clientes de comércio eletrônico aumentou para mais de 17% no terceiro trimestre, de uma mínima de 13% no primeiro trimestre de 2022, impulsionada por uma diversidade recorde de clientes à medida que as redes de encomendas se expandem, varejistas de médio porte melhoram os níveis de serviço e novos conceitos surgem.

Os custos de entrega de encomendas continuam altos. Varejistas on-line procurarão o design de rede para alcançar economia de custos e metas de sustentabilidade. Especificamente, adicionar um centro urbano ao final das cadeias de abastecimento de e-fulfillment pode render custos e eficiências ambientais de 50% em média, encurtando a última milha.

PREVISÃO Nº 7

A demanda por galpões sustentáveis ??crescerá rapidamente. A capacidade solar instalada na cobertura do galpão dobrará e a capacidade de carregamento de  caminhões elétricos excederá 10 megawatts.

Fatos que embasam:

Construir instalações preparadas para o futuro pode proteger as empresas de logística de riscos operacionais futuros, incluindo mudanças nas regulamentações, resistência da comunidade e preços voláteis de energia baseada em combustíveis fósseis. Os custos para construções e operações sustentáveis ??estão caindo. Os programas de incentivo do governo e a crise energética europeia têm o poder de turbinar essas tendências de longo prazo.

Na Califórnia, uma comissão descobriu que 157.000 carregadores rápidos serão necessários até 2030 para apoiar a eletrificação da frota e atingir as metas de redução de carbono do estado. (A Prologis, que já investe em infraestrutura comercial de veículos elétricos, se comprometeu a instalar 1 gigawatt de energia solar até 2025.)

Na Europa, as cidades com zonas de transporte de baixa emissão compreendem mais de 60% dos mercados de logística em 2022, contra menos de 25% em 2015. 4

IMPORTANTE

Este material não deve ser interpretado como uma oferta de venda ou solicitação de oferta de compra de qualquer valor mobiliário. Não estamos solicitando nenhuma ação com base neste material. É para informação geral dos clientes da Prologis.

Este relatório é baseado, em parte, em informações públicas que consideramos confiáveis, mas não declaramos que sejam precisas ou completas e não devem ser consideradas como tal. Nenhuma representação é dada com relação à precisão ou integridade das informações aqui contidas. As opiniões expressas são nossas opiniões atuais apenas na data que aparece neste relatório. A Prologis se isenta de toda e qualquer responsabilidade relacionada a este relatório, incluindo, sem limitação, quaisquer representações ou garantias expressas ou implícitas por declarações ou erros contidos ou omissões neste relatório.

Quaisquer estimativas, projeções ou previsões fornecidas neste relatório destinam-se a ser declarações prospectivas. Embora acreditemos que as expectativas em tais declarações prospectivas sejam razoáveis, não podemos garantir que quaisquer declarações prospectivas venham a ser corretas. Tais estimativas estão sujeitas a riscos reais conhecidos e desconhecidos, incertezas e outros fatores que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles projetados. Essas declarações prospectivas referem-se apenas à data deste relatório. Rejeitamos expressamente qualquer obrigação ou compromisso de atualizar ou revisar qualquer declaração prospectiva aqui contida para refletir qualquer mudança em nossas expectativas ou qualquer mudança nas circunstâncias nas quais tal declaração se baseia. Nenhuma parte deste material pode ser (i) copiada, fotocopiada ou duplicada de qualquer forma por qualquer meio ou (ii) redistribuída sem o consentimento prévio por escrito da Prologis.

Sobre a pesquisa

O departamento de Pesquisa da Prologis estuda tendências fundamentais e de investimento e as necessidades dos clientes da Prologis para auxiliar na identificação de oportunidades e evitar riscos em quatro continentes. A equipe contribui para decisões de investimento e iniciativas estratégicas de longo prazo, além de publicar white papers e outros relatórios de pesquisa. A Prologis publica pesquisas sobre a dinâmica do mercado que afeta os negócios dos clientes da Prologis, incluindo questões da cadeia de suprimentos global e desenvolvimentos nos setores de logística e imobiliário. A equipe de pesquisa dedicada da Prologis trabalha em colaboração com todos os departamentos da empresa para ajudar a orientar as estratégias de entrada, expansão, aquisição e desenvolvimento da Prologis no mercado.

Sobre a Prologis

A Prologis, Inc. é líder global em desenvolvimento e administração de galpões logísticos com foco em mercados de alta barreira e alto crescimento. Em 30 de setembro de 2022, a empresa possuía ou tinha investimentos em, de forma integral ou por meio de empreendimentos de coinvestimento, propriedades e projetos de desenvolvimento que devem totalizar aproximadamente 1,0 bilhão de pés quadrados (97 milhões de metros quadrados) em 19 países. A Prologis aluga instalações logísticas modernas para uma base diversificada de aproximadamente 5.800 clientes, principalmente em duas categorias principais: atendimento business-to-business e varejo/online.

Compartilhar:

  • Data: 23/01/2023 03:01
  • Alterado:23/01/2023 15:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prologis









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados