Sesc São Paulo participa da 2º Feira Literária em Ribeirão Pires
Com estande das Edições Sesc, mediação e intervenções artísticas, lançamento e de livro e caminhão do BiblioSesc, o Sesc marca presença na FLIRP que será dedicada a Clarisse Lispector
- Data: 18/10/2023 10:10
- Alterado: 18/10/2023 10:10
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc São Paulo
1º Feira Literária de Ribeirão Pires
Crédito:Guilherme Luiz de Carvalho
Nos dias 28 e 29 de outubro, o Sesc São Paulo estará presente na segunda edição da Feira Literária do Grande ABC em Ribeirão Pires, que, desta vez, homenageia a escritora Clarisse Lispector. O Sesc integra a ação com a biblioteca volante – o BiblioSesc -, exposição das publicações das Edições Sesc, mediações e intervenções artísticas, e mesa de debates com os autores Mario Medeiros e Cidinha da Silva, com destaque para a sessão de autógrafos no lançamento do livro “A Descoberta do Insólito”.
2ª Feira Literária de Ribeirão Pires
A Feira Literária de Ribeirão Pires chega no ABC a segunda edição, e será dedicada a Clarisse Lispector, renomada escritora nascida na Ucrânia em 1920 e naturalizada brasileira. Sua obra literária é caracterizada por uma prosa intensa, que explora a complexidade da existência humana. Lispector é celebrada por sua capacidade de sondar as profundezas da psicologia e da alma, criando personagens e situações que desafiam as convenções literárias. Seus romances, contos e crônicas frequentemente exploram temas como identidade, solidão e a busca pelo sentido da vida. Com uma escrita profunda e instigante, Clarice Lispector deixou um legado duradouro na literatura brasileira e internacional, sendo considerada uma das maiores escritoras do século 20, tendo sido escolhida como homenageada na segunda edição deste importante evento literário.
O evento, marcado para acontecer em um perímetro de 13.000 metros quadrados, no centro da cidade, vai reunir editores, autores, professores, leitores em geral, estudantes, ilustradores, designers, pesquisadores, artistas, entre outros.
O Sesc na FLIRP
O Sesc ocupa a rua Domingos Morgado com ações voltadas a todos os públicos. A programação prevê uma mediação de leitura para crianças, estande com venda de publicações das Edições Sesc, uma intervenção literária, biblioteca volante e o lançamento do livro “A Descoberta de Insólito”, com participação dos autores em mesa de debate.
Programação:
Histórias Daqui, Histórias de Lá
Luderê Afrolúdico
As crianças têm pelo livro um fascínio, uma curiosidade e o mediador busca ampliar as possibilidades de exploração do livro. A mediação de leitura é feita a partir do acervo que contém um rico repertório de livros com a temática afro-brasileira e africana. São histórias que apresentam a África e a diáspora africana de maneira rica e diversa, apresentam uma estética colorida, uma narrativa envolvente/aventureira, são histórias potentes e belas. A mediação de leitura busca levar as crianças e suas famílias a uma imersão regada de encantamento ao universo de narrativas africanas e afro-brasileiras.
Dias 28 e 29/10, sábado e domingo, das 13h às 17h
Ribeirão Pires
Livre – Autoclassificação
Grátis
Palavra em Movimento: Encanto de Clarice
Cia. Dona Conceição
Nessa intervenção itinerante para pequenos grupos, serão oferecidos trechos de textos da escritora Clarice Lispector, acompanhados de músicas que dialogam com os textos. Duas atrizes e um músico circulam com uma caixa cheia de palavras. O espectador sorteia uma palavra que vai desencadear um bloco de textos ditos, ofertados. Um presente delicado e sensível, um passeio pela obra da artista.
Dias 28 e 29/10, sábado e domingo, das 13h às 17h
Ribeirão Pires
Grátis
Lançamento do livro: A Descoberta do Insólito
Com Mario Medeiros e Cidinha da Silva
Bate-papo seguido de sessão de autógrafos com a autor Mário Medeiros e Cidinha da Silva. Mário Medeiros: Professor Livre Docente do Departamento de Sociologia da Unicamp Finalista do Prêmio Jabuti em Ciências Humanas (2014), Prêmio Jabuti de Contos (2020) e semi finalista do Prêmio Oceanos 2021. Cidinha da Silva: Cidinha da Silva é escritora, doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da Casa Sueli Carneiro. Publicou vinte livros, contando com mais de trezentos mil exemplares em circulação, dentre eles, os premiados “Um Exu em Nova York” e “O mar de Manu”. Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo o PNLD Literário (FNDE). Seu livro mais recente é Tecnologias ancestrais de produção de infinitos (crônicas, Martelo, 2022).
Dia 29/10, domingo, das 15h às 16h
Ribeirão Pires
Livre – Autoclassificação
Grátis