Sesc Santo André realiza show em homenagem ao rapper Enézimo
A apresentação conta com DJ Nato_PK e MC Caio CPV
- Data: 08/12/2021 11:12
- Alterado: 08/12/2021 11:12
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc Santo André
MC Enézimo - homenageado na ocupação "Para os Dias Depois de Amanhã”
Crédito:Reprodução/redes sociais
Aberta ao público no dia 15 de novembro, a ocupação “Para Os Dias Depois de Amanhã” está em constante processo de construção. Além do espaço cenográfico, o projeto reúne uma programação paralela, voltada a ampliar temas que são parte da existência dos jovens. Nesse sentido, no dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 19h, acontece show em homenagem ao MC Enézimo, importante rapper do ABC, que morreu em 2020, vítima da Covid-19. A apresentação conta com DJ Nato_PK e MC Caio CPV, e tem a apresentação de Lucas do Vale. Além disso, estão sempre em fase de criação e montagem os painéis dos artistas visuais convidados. Uma obra termina, outra inicia, transformando a ocupação num grande ateliê. O painel de dezembro, assinado pelo grafiteiro Robinho Santana, também homenageia o rapper Enézimo.
PARA OS DIAS DEPOIS DE AMANHÃ
A ocupação artística está aberta para visitação e foi construída a partir da provocação do que as juventudes esperam do futuro? Seis jovens artistas visuais foram convidadxs para criarem intervenções artísticas e educativas processuais, inspiradas em cartas, áudios e vídeos produzidos por adolescentes que participaram de dois projetos que se entrelaçaram: Cartas para Fundação Casa e 4&40.
Todxs os artistas são da região do ABCDMRR e foram convidadxs a partir da diversidade do olhar de cada um, a trazerem suas representatividades artísticas, criando painéis no espaço a partir de suas realidades e/ou origem: periférica, negra, feminina e LGBTQIA+. São eles: Jerona Ruyce, Casuá, Mariana Lúcio, Big Bacon, Mel Zabunov e Robinho Santana. A curadoria tem a assinatura da equipe de Educadorxs em Atividades Infantojuvenis do Sesc Santo André e conta com cocuradoria de Jerona Ruyce.
O espaço cenográfico conta ainda com arena e espelho, monitores que possibilitam ver e ouvir o material do projeto 4&40, trechos das cartas dos jovens internos na Fundação Casa, as obras dos artistas e outras construções que vão surgindo de forma coletiva e colaborativa. Os visitantes podem ocupar o local dançando, conversando, lendo, deitando no chão e brincando. A ideia é que não somente os jovens, mas pessoas de todas as idades, transformem a ocupação num lugar de estar, criando significados e convivências no espaço.
PROGRAMAÇÃO PARALELA
No Processo.
De novembro a dezembro
Sinopse: Confecção dos painéis. Os artistas convidados ocupam o Espaço de Eventos com as criações de seus trabalhos. Um termina e o outro inicia, transformando a ocupação num grande ateliê.
Dancehall
Dias: 04/01 (terça – das 16h às 18h) – 05/01 (quarta, das 19h às 21h)
Sinopse: Popularmente conhecido no Brasil pela música “Ragga” Raggamuffin, a cultura Dancehall é um movimento cultural, sólido e mundial, nascido nos guetos da Jamaica e impulsionado pela cultura Sound System, mãe desse movimento cultural. Atividade voltada ao desenvolvimento de experimentações da música e dos corpos da cultura Dancehall Jamaicana, conduzida por NG Coquinho, que apresentará informações e movimentações seguindo a evolução da música nas diferentes décadas até os dias atuais.
NG Coquinho é pesquisador de danças urbanas, dançarino e coreógrafo. Criador e diretor da Academia Dancehall, grande referência do gênero no país.
#EnezimoPresente – Show em homenagem ao MC Enézimo
Com DJ Nato, Mc Caio CPV e Lucas do Vale
9 de dezembro, às 19h, no Espaço de Eventos
Grátis
Sinopse: Show em homenagem ao MC Enézimo, importante rapper do ABC e um dos fundadores do “Paudedaemdoido Selo”, que morreu em dezembro de 2020. Com DJ Nato_PK e MC Caio CPV. Apresentação de Lucas do Vale.
CONVIDADOS
Caio Silva de Oliveira, o MC Caio CPV tem 18 anos e é MC e compositor. É morador do bairro Capuava, em Santo André, levando sua experiência periférica para suas letras. Mais um menino sonhador, é freestyleiro e participante das Batalhas do Erasmo e do Carrefa, ambas na região do ABC. Em fevereiro de 2020 apresentou um pocketshow com músicas autorais na abertura do evento Juventudes em Foco, no Sesc Santo André.
DJ Nato_PK tem 25 anos de carreira e é um dos principais nomes do rap nacional, fundador do Coletivo e Selo Independente “Paudedaemdoido Selo”, tem trabalhado com a cantora Ana Cañas, o Max BO e o rapper Rodrigo Ogi em seus shows. Faz parte do Coletivo de DJ Sodiscosalva e da primeira Orquestra Beatmakers do mundo, uma “Beat Brasilis Orchestra”. É pioneiro nas batalhas dos beatmakers, sendo campeão do Battle Beats Brasil em 2007 e 2008 e da Liga dos Beats, em 2009.
Lucas do Vale é MC, produtor executivo e um dos organizadores da Batalha da Matrix, de São Bernardo do Campo. Integrante do grupo de rap mr13
O HOMENAGEADO
MC Enézimo
Enéas Enézimo, rapper de extrema relevância para a região do ABC, fez parte do grupo A.R.M.A.G.E.D.O.N., nos anos 90, além de ser arte educador na Fundação Casa. Em 2020, lançou os singles “De Janeiro a Janeiro” e “Basquete de Rua” e, em novembro do mesmo ano, comemorou os 30 anos de carreira numa live exibida nas redes sociais. Foi um dos fundadores do Paudedaemdoido Selo.
Enézimo morreu em 15 de dezembro de 2020, aos 46 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
ARTISTAS
JERONA RUYCE é multiartista e educador. Morador e natural de Diadema, trabalha entre as linguagens das artes visuais, cinema, dança e performance. Como artista educador atua na Fundação Casa de Diadema, onde desenvolve projetos artísticos e educativos com os jovens internos
CASUÁ surgiu em 2016 em um encontro de ideias e referências que tratam da estética e vivência dentro da cultura negra. Produções artísticas e artesanais. Casuá é formado pelos artistas visuais Jonathas Pereira e Bia Bonifácio, que também atuam como educadores em projetos de arte e cultura no ABCDMRR e em São Paulo.
MARIANA LÚCIO é assistente social e artista grafiteira do ABC. Natural de Santo André, ministra oficinas em equipamentos culturais na região e em Santos
BIG BACON tem 20 anos, é grafiteira, designer, ilustradora e integrante do coletivo Grafiteiras Negras. Reside e atua em Mauá
MEL ZABUNOV é artista e grafiteira independente de São Bernardo do Campo
ROBINHO SANTANA é nascido e criado em Diadema. Realiza pinturas em telas, grafita e aborda o protagonismo negro em suas produções.
FERNANDA CARLUCCI – Cenografia
DENIS FREITAS – Designer gráfico
CURADORIA – Equipe do Infantojuvenil do Sesc Santo André: Andreia Alcaraz, Rafael Pelvini e Tatiane Ramos. Supervisão de Natália Caetano.
SERVIÇO
OCUPAÇÃO ARTÍSTICA
Para os Dias Depois de Amanhã
Período: novembro de 2021 a março de 2022
Funcionamento: De terça a sexta-feira das 10h às 21h30, sábados e domingos das 10h30 às 19h30
Gratuito
Classificação etária: Livre
Espaço de Eventos
SHOW #EnezimoPresente
Homenagem ao MC Enézimo
Com DJ Nato, Mc Caio CPV e Lucas do Vale
9 de dezembro, quinta-feira, às 19h.
Grátis
Sesc Santo André – R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André – SP, 09071-130
Informações: (11) 4469-1200