Serviços essenciais e financeiros são as principais reclamações do consumidor

Os dois setores representam mais de 60% dos atendimentos do Procon Diadema nos últimos dois anos

  • Data: 04/07/2023 16:07
  • Alterado: 04/07/2023 16:07
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Serviços essenciais e financeiros são as principais reclamações do consumidor

Serviços essenciais e financeiros são as principais reclamações do consumidor

Crédito:Adriana Horvath

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Das 6.804 reclamações registradas no Procon Diadema, de janeiro de 2021 a junho de 2023, 4.420 estão relacionadas a empresas prestadoras de serviços essenciais, como energia elétrica, distribuição de água e telefonia, e financeiras, a exemplo dos bancos. O número representa 65% dos atendimentos nesse período e o índice vem crescendo ao longo dos anos.

Em 2021, essas empresas representaram 62,62% das reclamações, com 842 atendimentos no setor financeiros e 661 nos serviços essenciais. No ano passado, o índice subiu para 65,88%, embora as reivindicações contra empresas de serviços essenciais tenham ficado em primeiro lugar com 1.017 atendimentos; já as financeiras tiveram 880 reclamações.

Neste ano, é possível observar que os índices mantém a alta porcentagem. Das 1.525 reclamações feitas até 15 de junho, 66,88% são referentes a essas empresas, sendo 573 ligadas a àrea financeira e 447 a de serviços essenciais. Essas fornecedoras de serviços também estão entre as 10 mais reclamadas nos anos de 2021 e 2222, de acordo com dados da Fundação Procon do Estado de SP.

De acordo com a coordenadora do Procon Diadema, Eliete Menezes, a maior consciência sobre as relações de consumo refletem no grande volume de reclamações. “Hoje, a população tem mais informação e, por isso, vão atrás para garantir seus direitos . Além disso, ampliamos o acesso da população com o atendimento itinerante nos bairros”, afirma.

As principais queixas relacionadas a serviços essenciais e financeiros são referentes a cobranças indevidas e irregularidades em empréstimos. Nesses casos, o Procon oficializa a reclamação por meio da CIP (Carta de Informação Preliminar), documento inicial para que o caso seja solucionado, e entra em contato com o fornecedor.

Perfil

Entre as pessoas que mais procuram o atendimento do Procon na cidade estão os moradores com idade entre 51 e 60 anos, seguida dos idosos entre 61 e 70 anos e adultos entre 41 e 50 anos. Em 2023, o atendimento da faixa etária de idosos com mais 70 anos cresceu. As mulheres também são as que mais buscam pela garantia dos direitos do consumidor, com 58% de toda as reclamações.

Procon

O Procon Diadema está ligado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e completa 30 anos de atividade em 9 de julho deste ano. Confira a programação especial de aniversário

O serviço funciona na região central e recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município.

A reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A orientação é levar original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.

Serviço:

Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

Email: [email protected]

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  • Data: 04/07/2023 04:07
  • Alterado:04/07/2023 16:07
  • Autor: Renata Nascimento
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