Sensação térmica no RJ chega a 58 ºC nesta terça-feira e bate recorde
A sensação térmica calculada pelo sistema Alerta Rio chegou ao recorde de 58,5 ºC na manhã desta terça no RJ
- Data: 14/11/2023 17:11
- Alterado: 14/11/2023 17:11
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: Folhapress
Crédito:Reprodução
A onda de calor que atinge o Brasil proporcionou mais um recorde batido, desta vez na cidade do Rio de Janeiro. Os cariocas passaram na manhã desta terça-feira (14) pela sensação térmica de 58,5 ºC, de acordo com o registrado na estação de Guaratiba, na zona oeste da cidade.
O maior valor desde que a prefeitura começou a realizar este tipo de medição — através do sistema Alerta Rio, em 2014 — a sensação térmica é um indicador que representa a temperatura percebida pelas pessoas, levando em consideração a umidade relativa do ar e a temperatura do ar em si. Esta última bateu 42,5 ºC, no início da tarde, de acordo com os termômetros em Irajá, na zona norte.
Segundo o Alerta Rio, o calor na cidade é resultado de um sistema de alta pressão e uma massa de ar quente. Pela noite, porém, são esperadas pancadas de chuva que devem proporcionar um alívio para os cariocas.
“O céu claro estará passando de parcialmente nublado a nublado ao longo do dia, com previsão de pancadas de chuva isoladas com raios, a partir da noite. Os ventos estarão moderados, ocasionalmente fortes”, declarou o órgão.
A chuva deve continuar amanhã, mas o calor ainda não vai embora — espera-se uma máxima acima de 36 ºC para os próximos quatro dias, atingindo até 41 ºC, enquanto a mínima varia de 21 a 23 ºC.
Um dos grandes atingidos pela onda de calor que afeta quase todo território nacional, o Rio de Janeiro está sob alerta de altas temperaturas, emitido pela Defesa Civil do estado, até domingo (19).