Semifinais do pega-fita agitam segunda semana do Festival Estudantil do Futuro
Confrontos contaram com torcidas, que agitaram as disputas no Ginásio Ozíris Grecco
- Data: 12/09/2023 12:09
- Alterado: 12/09/2023 14:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
Ginásio Ozíris Grecco recebeu as semifinais da modalidade pega-fita e também confrontos de queimada
Crédito:Divulgação
Em mais um dia de disputas esportivas entre as escolas que fazem parte do Festival Estudantil do Futuro, organizado pela Prefeitura de Ribeirão Pires, o Ginásio Ozíris Grecco recebeu as semifinais da modalidade pega-fita e também confrontos de queimada. Todas as competições foram acompanhadas por torcidas agitadas que incentivaram os times desde o início.
Nos jogos decisivos de pega-fita, a EM Lavinia de Figueiredo Arnoni venceu a EM Profº Sebastião Vayego de Carvalho em disputa acirrada. Dessa forma, Lavinia conseguiu vaga para a grande final. No segundo confronto da tarde, a EM Com. Abdalla Chiedde foi a grande vencedora da disputa com a EM João Midolla e também foi para a final. Ambos os jogos faziam parte da Categoria A.
Já na Categoria B, EM Yoshihiko Narita ganhou da EM Eng. Carlos Rohm I e garantiu vaga na final. A outra disputa foi jogada pela EM Manoel Baptista de Paula, que venceu a EM Maria Siqueira de Paula e também alcançou a final.
Na Categoria C, o Colégio ENAU ganhou a disputa com a EM Maria Siqueira de Paula e avançou para a final. Na outra semifinal, a EM Manoel Baptista de Paula sagrou-se vencedora da disputa contra a EM João Midolla.
O pega-fitas é uma modalidade que estimula a melhora na coordenação motora fina, percepção de espaços, criatividade e a prática de atividade física entre os estudantes.
Todos as finais do pega-fita serão disputadas no dia 18 de setembro, também no Ginásio Ozíris Grecco.
Queimada – Nesta segunda-feira (11), também foram realizadas as disputas da modalidade de queimada. A cooperação entre os alunos foi ponto alto da competição. Um dos princípios do jogo é a valorização da solidariedade, integridade e união.
Na Categoria C, duelaram EM Eng. Carlos Rohm I contra Colégio ENAU, com a escola da rede municipal sagrando-se vencedora.
Já pela Categoria D, as disputas foram: EM Com. Abdalla Chiede que venceu a EE Profª Marli Raia Reis. A EM Antônio Lacerda Bacellar ganhou a disputa contra a EM Yoshihiko Narita. A EM Profº Sebatião Vayego de Carvalho ganhou da EM João Midolla e a EM Lavínia de Figueirdo Arnoni venceu a disputa com o Colégio ENAU.
Na Categoria E, a EM Profº Sebastião Vayego de Carvalho foi a grande vencedora da disputa com a EM Manoel Baptista da Silva.
Sobre o Festival Estudantil do Futuro – A Prefeitura de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Educação e Cultura, lançou no início deste mês o Festival Estudantil do Futuro, que reúne, até o fim de setembro, 31 instituições públicas e privada de ensino da cidade. São seis mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Um dos principais objetivos do Festival Estudantil do Futuro é fomentar o projeto de paz nas escolas em quatro eixos principais: competições esportivas, apresentações culturais, educação para o trânsito, e gincanas ambientais.
Os colégios se enfrentarão em jogos de basquete 3×3, vôlei de praia, queimada, dama, jogos eletrônicos (Fifa e Just Dance), pega-fita e futsal, por exemplo. Já nas apresentações culturais o evento trará dança, música, teatro, entre outros. Na área de meio ambiente, os alunos deverão conseguir o maior número de tampas de plástico, assim como recolher a maior quantidade de óleo reutilizado. Além de educação no trânsito, através do CIMOB – Circuito Itinerante de Mobilidade.