Semasa promove bate-papo com o tema “Juventude e o nexo água, energia e alimentos”
Transmissão ao vivo acontecerá, pela primeira vez, pelo Youtube da autarquia
- Data: 25/03/2022 10:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
Semasa promove bate-papo para discutir a relação da juventude com os recursos hídricos
Crédito:Divulgação/Semasa
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove na próxima segunda-feira (28) mais uma edição do bate-papo virtual Tardes Interativas. Desta vez, o encontro traz como tema principal “Juventude e o nexo água, energia e alimentos”. O encontro tem transmissão ao vivo pelo Youtube do Semasa https://bit.ly/semasayoutube a partir das 17h.
A atividade faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes realizado pela Educação Ambiental da autarquia, que possibilita o acesso a temáticas ambientais, por parte de toda a sociedade. O público participante tem a oportunidade de interagir com profissionais de diversas áreas, que são convidados pelo Semasa, compartilhando saberes e experiências.
No contexto das mudanças climáticas e do desenvolvimento sustentável, tem crescido os estudos sobre o nexo água, energia e alimentos. E, tão importante quanto entender aspectos relacionados à gestão sustentável e integrada destes recursos, é relevante compreender como os grupos sociais percebem, vivenciam e participam do nexo em seu cotidiano. Assim, é possível planejar processos educativos e políticas públicas mais alinhados à realidade da população e que sejam efetivamente baseados na aprendizagem social e governança participativa. Neste bate-papo, duas convidadas vão falar de suas experiências nestes assuntos e indicar ferramentas que podem contribuir para o engajamento social nas questões ambientais.
As convidadas são: Rachel Nunes Leal, professora de ciências na Escola Estadual Luis Menezes, de Guaratinguetá e doutora em botânica pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com pós-doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Carolina Carvalho, pesquisadora colaboradora do Instituto de Energia e Ambiente da USP, fundadora do Comunidades Vivas – Mapeamento Participativo, doutora em planejamento ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-doutorado em saúde ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
O Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes também integra a agenda da Escola de Ouro Andreense. Quem se inscrever antecipadamente poderá ter acesso ao certificado digital de participação. Mais informações em www.semasa.sp.gov.br/tardesinterativas.