Semasa e Instituto Triângulo realizam parceria para melhorar o meio ambiente
Com a destinação correta do óleo de cozinha em Santo André, a cada dois litros de óleo entregues nas estações de coleta, o munícipe recebe duas barras de sabão em pedra
- Data: 04/10/2013 11:10
- Alterado: 04/10/2013 11:10
- Autor: Redação
- Fonte: Semasa
Crédito:
O Semasa estabeleceu uma nova parceria para a destinação correta do óleo de cozinha usado. Desde 17 de setembro, o Instituto Triângulo passou a ser o responsável pelo serviço. Para cada dois litros de óleo entregues nas estações de coleta da autarquia, o morador receberá duas barras de sabão em pedra (300g), que são produzidos com o material descartado.
Entre 2012 e 2013, foram coletados quase 6 toneladas de óleo de cozinha nas estações do Semasa, mas a contribuição da população precisa aumentar porque estima-se que mensalmente são geradas cerca de 250 toneladas de resíduos de óleo de cozinha em todo município de Santo André. Com a nova parceria, o Instituto Triângulo prevê que em 2014, a quantidade de óleo coletado nas estações dobre, chegando a 12 toneladas anualmente.
O descarte inadequado do óleo de cozinha usado obstrui a rede de esgoto. De acordo com informações do departamento de manutenção e obras do Semasa, são feitas por dia uma média de 18 desobstruções nas redes de esgoto, sendo que em 10 delas o descarte inadequado do óleo colaborou diretamente para a obstrução. Além disso, a destinação incorreta contribui para a contaminação da água e estimula o aumento do número de vetores no ambiente urbano.