Segunda fase da nova entrada de Santos é entregue pela Ecovias e tem tráfego liberado
Obra do Binário 2 foi finalizada dois meses antes do prazo e teve investimentos de R$ 346,2 milhões
- Data: 20/09/2023 11:09
- Alterado: 20/09/2023 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Ecovias
Crédito:Reprodução/Ecovias
A concessionária Ecovias, responsável pela administração do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), entregou nesta quarta-feira (20), dois meses antes do prazo contratual, a obra da segunda fase da remodelação da entrada de Santos, o Binário 2, entre o km 59 e o km 65 da Via Anchieta, dentro do projeto Conexão Porto/Cidade. A cerimônia de inauguração e liberação ao tráfego contou com a presença do secretário de Parcerias e Investimentos do governo estadual, Rafael Benini, e do diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Milton Persoli.
Com investimentos de R$ 346,2 milhões, o novo complexo contribuirá para a melhora na fluidez do tráfego na zona portuária, o que vai refletir tanto na rotina dos caminhoneiros que passam pela região diariamente quanto no ganho de tempo e segurança viária de todos os usuários do trecho. O Volume Diário Médio (VDM) de tráfego no trecho é de 37 mil veículos.
A obra, iniciada em dezembro de 2021, contempla um novo viaduto, a recuperação total da Avenida Bandeirantes (SP-148), ampliação da capacidade da ponte sobre o Rio Casqueiro e implantação de duas passarelas de pedestres na altura do km 63.
A partir de agora, o tráfego de entrada e saída da cidade ocorrerá apenas pelas pistas centrais, enquanto o fluxo do Porto de Santos se dará pelas pistas laterais e central norte. Para isso, a SP-148, sob jurisdição do DER, foi completamente adequada nesse trecho, para operar apenas na direção da capital, enquanto as vias marginais Sul já foram alteradas na primeira fase da obra e já operam somente no sentido Santos.
Já o novo viaduto (Ramo A) possibilita que os veículos com origem da Zona Noroeste de Santos, vindos da ponte sobre o Rio São Jorge, possam acessar a Anchieta no sentido São Paulo pela Avenida Bandeirantes, passando sobre a rodovia.
Também está prevista a implantação de um sistema de bombeamento de águas pluviais, por meio de uma estação elevatória, com previsão de entrega para novembro de 2024.
Números
- 300 empregos diretos e 900 indiretos;
- 800 mil kg de estacas metálicas para sustentação do viaduto e alargamento da ponte;
- 21 mil m³ de solo utilizados em aterro;
- 8,5 mil m³ de concreto;
- 1,5 milhão kg de aço;
- 6 mil metros de elementos de segurança.
1ª fase do Sistema Binário
Em setembro de 2020, a Ecovias entregou a primeira fase do pacote de obras de reformulação da entrada de Santos.
Com investimentos de R$ 270 milhões, a chegada à cidade foi remodelada entre o km 59 e o km 65 da Via Anchieta. O tráfego de entrada e saída da cidade passou a ocorrer apenas pelas pistas centrais, enquanto o fluxo para o porto passou a ocorrer pela via marginal. A marginal da Anchieta passou a funcionar apenas no sentido litoral, e a SP-148 apenas na direção da capital.
As obras incluíram a construção de três viadutos, no km 62, km 64+560 e km 65, a implantação de vias locais para facilitar o acesso aos bairros Jardim Piratininga, Jardim São Manoel e São Jorge, uma ciclovia do km 60 ao km 65 da rodovia, ligando o Jardim Casqueiro, em Cubatão, à malha cicloviária de Santos, e a implantação de duas passarelas, no km 62+500 e km 64+350.