SEDS repassa cerca de R$ 52 milhões a Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças
Secretaria cofinancia 797 unidades que atendem públicos de 0 a 6 e de 6 a 15 anos
- Data: 11/10/2024 18:10
- Alterado: 11/10/2024 18:10
- Autor: redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Reprodução
Na semana do Dia das Crianças, 12 de outubro, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEDS) aproveita para promover um balanço sobre os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinados aos públicos de 0 a 6 e de 6 a 15 anos de idade. Atualmente, a SEDS cofinancia 797 unidades do tipo, com um repasse estadual previsto de R$ 51,9 milhões apenas para 2024. “A proteção da infância é um dos principais objetivos a ser alcançado pelos Serviços de Proteção Básica, disponíveis nos 645 munícipios paulistas”, diz Elaine Cristina Silva De Moura, da Coordenadoria de Assistência Social (CAS).
Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos destinados aos públicos de 0 a 6 e de 6 a 15 anos de idade atendem crianças e adolescentes que integram famílias inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF). Por meio de atividades lúdicas, culturais e esportivas, eles promovem formas de expressão, interação, aprendizagem e sociabilidade. Propiciam também a proteção dos usuários de situações de vulnerabilidade social, como trabalho infantil, violência e abandono escolar.
As crianças e adolescentes que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos passam ainda por um processo de intervenção social planejado. Para isso, integram atividades que têm como objetivo auxiliá-los a superarem a vulnerabilidade social, a terem um futuro diferente.
Criança Feliz
A SEDS coordena ainda o Programa Criança Feliz no Estado de São Paulo. Nele, promove cursos que já formaram mais de 300 supervisores, responsáveis por qualificar e orientar 1800 visitadores distribuídos pelas 215 cidades paulistas que aderiram à iniciativa.
O Criança Feliz tem como objetivo apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, no período compreendido entre 0 a 6 anos, além de facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam. “O Criança Feliz é o maior programa de visitação domiciliar do mundo voltado à primeira infância”, diz Paola Appolinário Pastrello, coordenadora estadual do programa. “No estado de São Paulo, há a meta de atender 45 mil pessoas e, atualmente, as equipes municipais capacitadas realizam mais de 70 mil visitas domiciliares ao mês”, complementa.
PETI
A SEDS também é responsável por coordenar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em São Paulo. Entre outras funções, qualifica profissionais dos 76 municípios que possuem as maiores incidências de trabalho infantil no estado.