Secretário-geral da ONU reafirma compromisso por Coreia do Norte sem arma nuclear
Declaração ocorre no momento em que um dividido Conselho de Segurança dá mais espaço ao isolado país para expandir suas armas nucleares e seus programas de mísseis balísticos
- Data: 12/08/2022 10:08
- Alterado: 12/08/2022 10:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, declarou nesta sexta-feira o compromisso incondicional da entidade para uma Coreia do Norte sem armas nucleares. A declaração ocorre no momento em que um dividido Conselho de Segurança dá mais espaço ao isolado país para expandir suas armas nucleares e seus programas de mísseis balísticos.
Ao se reunir em Seul com o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, Guterres disse que ele reafirma o “claro compromisso” da ONU por uma “desnuclearização completa, verificável e irreversível da Península Coreana” e da Coreia do Norte especificamente.
Segundo ele, o objetivo é levar “paz, segurança e estabilidade para toda a região”.
O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Park Jin, disse que a comunidade internacional, liderada pela ONU, deveria ter uma mensagem unificada à Coreia do Norte de que suas ambições nucleares não serão toleradas.
Recentemente, China e Rússia vetaram resoluções que expandiriam sanções contra a Coreia do Norte por seus testes de mísseis balísticos neste ano.