Secretaria de Saúde realiza ação de encoleiramento de cães e gatos no Jardim Santo André
Iniciativa acontece em frente à creche Henfil por livre demanda sem a necessidade de agendamento prévio
- Data: 17/08/2023 21:08
- Alterado: 01/09/2023 18:09
- Autor: Anderson Fattori
- Fonte: Secom/PSA
Crédito:Helber Aggio/PSA
A Secretaria de Saúde de Santo André tem realizado série de ações de encoleiramento de cães e gatos, além de orientações de guarda responsável em diversos bairros da cidade. A medida tem como objetivo principal proteger os animais da febre maculosa. Nesta sexta-feira (18) a equipe da Prefeitura estará das 9h às 15h em frente à creche Henfil, na Rua Toledana, 10, no Jardim Santo André.
Apenas em duas ações realizadas em agosto a Gerência de Controle de Zoonoses (GCZ) conseguiu encoleirar 1.093 animais no Parque Miami e no Recreio da Borda do Campo. A expectativa é conseguir proteger pelo menos mais 500 cachorros e gatos nesta sexta-feira. A ação ocorre por livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.
“Essa é uma ação de extrema importância porque encoleirar os animais que vivem em regiões de mata contra carrapatos é uma medida de saúde pública, já que o carrapato pode entrar nas casas por meio do animal de estimação e contaminar algum integrante da família com a febre maculosa, que é uma doença perigosa e que pode ser fatal”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Desde 2017 foram encoleirados mais de 5 mil animais nas áreas de mata de Santo André. O trabalho tem ganhado cada vez mais importância na promoção da saúde dos animais, combate ao abandono e o controle de zoonoses.