Secretaria de Educação de Diadema reconhece trabalho dos professores
Dia dos Professores é data para agradecer os profissionais e Marcos Michels, secretário da educação, valoriza os mestres
- Data: 11/10/2013 17:10
- Alterado: 11/10/2013 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:
Na terça-feira, 15/10, é comemorado o Dia dos Professores. A rede municipal de Diadema conta com profissionais qualificados e que todos os dias contribuem com a formação de crianças desde a creche até a 5ª série do Fundamental, sem mencionar o EJA, que dá instrução aos jovens e adultos que não puderam completar seus estudos formais.
A data é uma oportunidade para homenagear os mestres e valorizar o trabalho que eles desempenham. “É um dia para agradecer todo o empenho e a dedicação dos profissionais, que são os melhores e formam uma equipe de excelência”, disse o secretário de Educação Marcos Michels.
A rede municipal de educação tem hoje um corpo docente com 2.100 profissionais, que se desdobram para fornecer educação de qualidade, alguns em três turnos. Deste total, aproximadamente 5% são homens. A idade média desses profissionais é 39 anos, e o tempo de magistério na cidade é bastante variado: alguns passaram a integrar a equipe este mês, e outros já chegam há mais de 30 anos ensinando as crianças diariamente.
Maria de Jesus Borges de Medeiros, de 77 anos, faz parte desta história. Em 1969, quando a filha precisava estudar, ela foi uma das fundadoras da Escola Estadual Jardim Ana Sofia, na Vila Nogueira, após conseguir o número mínimo imposto de 25 crianças. Maria trabalhou por alguns anos como merendeira, servente e até mesmo substituía a professora quando esta faltava. “Eu gostava muito de estar ali com as crianças, de atendê-las. Para mim o mais importante da sala de aula é o cuidado que os professores têm com os alunos”, disse a aposentada, que trabalhou nessa função por três anos e sempre contou com a ajuda do marido.
Integrante da rede municipal há mais de 20 anos, a professora Natália de Oliveira, da EMEB Professor Francisco Daniel Trivinho, destaca a dedicação dos profissionais ao trabalho diário. “Nós professores trabalhamos para melhorar o cidadão, e essa é uma questão muito importante”, disse a educadora, que se preocupa também com o preparo de todas as aulas e ama o que faz.