Sebrae capacita setor audiovisual em gestão e acesso a mercado
Sebrae e associações nacionais da Produção de Obras Audiovisuais (Apro) firmam parceria para qualificar micro e pequenas empresas de cinema e vídeo
- Data: 29/10/2013 11:10
- Alterado: 29/10/2013 11:10
- Autor: Redação
- Fonte: Sebrae
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Produtoras de cinema, TV e publicidade vão ser capacitadas em gestão empresarial e acesso a mercados. O projeto é resultado de parceria do Sebrae com as associações nacionais da Produção de Obras Audiovisuais (Apro), das Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) e do Sindicato da Indústria Audiovisual de São Paulo, com apoio do Ministério da Cultura e da Agência Nacional do Cinema (Ancine). O lançamento será no dia 31, às 9h, no Auditório do Centro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741), em São Paulo.
Os empreendedores receberão formação sobre leis do setor, tributos, soluções para inovação, internacionalização, gestão financeira, marketing, logística, sustentabilidade e gestão de pessoas. “Identificamos grande dificuldade desses empreendedores em acessar o mercado nacional e internacional. A iniciativa vai qualificar os pequenos negócios do setor audiovisual para que possam também exportar suas obras e realizar co-produções junto a grandes empresas”, explica o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.
A previsão é de que os cursos comecem no primeiro trimestre de 2014 em sete estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul). A iniciativa é aberta a todo o mercado de produção audiovisual brasileiro. A parceria ainda prevê um mapeamento do setor de audiovisual, a fim de que seja possível conhecer a realidade do mercado de produção em todo o Brasil. O levantamento servirá como referência para a criação de políticas públicas para a área.
Segundo a presidente da Apro, Leyla Fernandes, a parceria abre caminhos para o audiovisual no país. “Pretendemos possibilitar às produtoras de micro e pequeno porte pensar diferentes formatos, propondo novas maneiras de idealizar, criar, realizar e exibir produções audiovisuais em multiplataformas”, explica Leyla Fernandes.
Membros de todas as instituições participantes do projeto farão uma viagem de benchmark (identificação de boas práticas) aos Estados Unidos. A intenção é entender como o mercado norte-americano de audiovisual se estruturou para se tornar uma indústria produtiva e sustentável.