Saúde no Território encerra primeiro ciclo de reuniões
Após avaliação da Secretaria Municipal da Saúde, segunda etapa do programa volta com modificações para levar mais informação aos moradores de Diadema
- Data: 04/09/2023 18:09
- Alterado: 04/09/2023 18:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Saúde no Território encerra primeiro ciclo de reuniões
Crédito:Mauro Pedroso (UBS Reid)
Ouvir as demandas da população de Diadema é uma das estratégias da gestão municipal para adotar políticas públicas eficientes e que atendam as necessidades dos moradores. Nos últimos quatro meses, mais de mil pessoas participaram dos encontros do Programa Saúde no Território, promovidos pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para prestar contas das ações na cidade e colher sugestões dos moradores para melhorar a área.
A 20ª e última reunião da primeira fase ocorreu em 31 de agosto, na região da UBS ABC. A moradora Lúcia Gomes elogiou as melhorias na Unidade. “Antes não era um lugar digno para quem quisesse trabalhar. Tem mudado muito. O secretário da saúde vê a área da saúde com o olhar do povo, sabe o que precisa”.
Outros 19 bairros receberam os encontros do Saúde no Território. São eles: Canhema, Casa Grande, Centro, Conceição, Eldorado, Inamar, Maria Tereza, Nações, Nogueira, Nova Conquista, Promissão, Ruyce, Serraria, Paineiras, Piraporinha, Real, Reid, São José e Vila Paulina.
“É um orgulho grande ter passado em todos os equipamentos de saúde. Tem muita coisa que foi feita, mas também tem muito a se fazer. O que a gente ouve aqui está anotado e vai ajudar cada vez mais a aperfeiçoar o nosso serviço de saúde”, enfatizou o secretário de saúde, José Antônio da Silva.
Como funciona
No primeiro ciclo, as reuniões tinham a participação do secretário da Saúde, equipe da Atenção Básica, com apoiadores, gerentes das unidades e supervisores da SPDM, além de outros representantes de áreas específicas da pasta, conselheiros da saúde e a população do entorno. Após a prestação de contas sobre as ações ao longo da gestão, a equipe abre espaço para fala dos moradores com o objetivo de expor demandas, dúvidas e sugestões.
Na próxima etapa, também serão 20 territórios, entretanto, os locais de encontro serão diferentes. “A ideia é alternar os locais dentro da região de referência para facilitar o acesso e a participação do maior número de pessoas. Além disso, vamos ampliar a educação em saúde e levar informação sobre serviços e atendimento”, explicou o secretário.
O calendário da segunda rodada está sendo finalizado e a previsão é de que as reuniões tenham início em outubro.