Saúde funciona de forma integrada para atender população de Diadema

O Sistema Único de Saúde é composto por diferentes serviços e esferas de atuação, sempre priorizando o atendimento integral e de acordo com a necessidade de cada pessoa; conhecer como funciona o SUS ajuda a ter a demanda atendida de forma eficiente

  • Data: 17/10/2023 19:10
  • Alterado: 17/10/2023 19:10
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Saúde funciona de forma integrada para atender população de Diadema

Crédito:Dino Santos/PMD

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Com o anúncio da construção do novo prédio do Hospital Municipal de Diadema (HMD) e da ordem de início de obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, no último dia 6, a Prefeitura dá início a intensa reestruturação da rede de Urgência e Emergência para melhorar as condições de atendimento da população. Entretanto, conhecer qual o papel de cada serviço que compõe a rede pode auxiliar os moradores a entender como funciona o sistema de saúde e ter sua demanda atendida de forma mais eficiente.

“O Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma conquista de Diadema, através da luta das mulheres, e de toda sociedade brasileira, porque promove justiça social. Além disso, é o maior sistema, composto para oferecer o atendimento de forma organizada com todos os desafios, de acordo com a complexidade da demanda e sempre priorizando os casos mais graves, ou seja, de acordo com critérios técnicos. Nesse sentido, quem necessita mais é atendido com maior brevidade”, explica o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva.

Básico

A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Salerno Leão Malatesta, explica que o atendimento é disponibilizado por áreas de complexidade. A Atenção Básica atua na promoção e prevenção da saúde junto da comunidade, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Essas equipes são compostas por um médico(a) generalista, um enfermeiro(a), técnicos (as) de enfermagem, agentes comunitários(as) de saúde (ACS) e endemias e equipe de saúde bucal (dentista e auxiliar/técnico de saúde bucal). Há ainda o apoio de profissionais da área administrativa/recepção, ginecologia, pediatria, assistência social, psicologia e farmácia. Outras seis equipes e-multi (compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada) atuam nas UBSs como referência para atender demandas específicas, como educador físico, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

As Unidades Básicas de Saúde, porta de entrada para o SUS, são responsáveis pelo acompanhamento da saúde da população no território, proporcionando ações de promoção e prevenção nos diferentes ciclos de vida, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, orientações com outros profissionais de saúde, atividades em grupo, dispensação de medicamentos, procedimentos de enfermagem, ações de vacinas e visitas domiciliares, além de acesso a exames clínicos e encaminhamentos para a rede especializada, Urgência/Emergência e Hospitalar.

Essa rede básica consegue absorver e atender a maioria das demandas. Apenas em casos específicos ou que demandam mais recursos (tecnológicos ou humanos) há o encaminhamento. De janeiro a agosto deste ano, foram 311.433 consultas médicas nas 20 UBSs e 70.331 consultas e atendimentos de saúde bucal. Quando o atendimento requer maior complexidade (ou subespecialidades), o número é menor, já que essa é uma demanda menos frequente. Por exemplo, foram realizados 4.713 atendimentos e consultas no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas).

“A atenção básica vem reorganizando seu processo de trabalho para aprimorar o cuidado da população e dialogar com as necessidades da comunidade para que responda pelo acompanhamento das famílias. E contamos com o envolvimento dos trabalhadores, gerentes e conselho gestor para a consolidação do SUS de Diadema”, ressalta Malatesta.

Especialidades

Os atendimentos que necessitam de especialidades médicas, exames mais elaborados e casos complexos de diagnóstico ou tratamento, são considerados de média complexidade, como hospitais ou centros de especialidades, municipais – como o do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde e Hospital Municipal – ou estaduais – como o Hospital Estadual de Diadema (Serraria).

Os pronto atendimentos e pronto socorros são serviços de complexidade intermediária e resolvem grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Assim, para atender essas situações mais agudas, precisam funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana.

Quando a pessoa necessita de internação, acompanhamento cirúrgico ou maternidade, exames de imagem e casos mais complexos, o Hospital é o local adequado para resolver esse tipo de demanda.

Já procedimentos de alta complexidade que necessitam de maior especialização da equipe e tecnologia de ponta, como ressonância magnética, geralmente ficam sob responsabilidade estadual ou federal. “Isso ocorre por dois motivos. Um deles é o alto custo de manutenção do serviço, já que exige equipamentos modernos e adequados. O segundo é pela menor demanda. Por exemplo, das 3.993 mamografias realizadas no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde, menos de 12% precisaram ser encaminhadas para o mastologista, em razão de exame alterado ou inconclusivo, somente 1% são as alterações para alta complexidade.  Por isso, a alta complexidade está localizada em centros de referência”, explica a diretora do Quarteirão, Cláudia Vilela.

Básico e fundamental

Embora diferentes, os procedimentos são complementares na condução do diagnóstico. Nesse sentido, a resolutividade da rede básica assume papel fundamental na promoção da saúde e na prevenção de doenças. “Quando uma pessoa é acolhida e tem sua demanda solucionada na Unidade, ela reduz ou elimina o risco de complicações que possam exigir um procedimento de alta complexidade”, afirma a apoiadora da Atenção Básica, Cristiane Lopes.

Dentro desse sistema, as solicitações por exames ou especialidades médicas precisam passar por uma Central de Regulação, que recebe os pedidos e concede a vaga de acordo com a disponibilidade de cada serviço, levando em consideração critérios como prioridade e risco/paciente.

Rede municipal

A rede municipal de saúde de Diadema é composta por 20 UBSs, dois prontoatendimentos, um Hospital Municipal com Pronto Socorro, um Pronto Socorro Central, um Centro de Especialidades Médicas, cinco Centros de Atenção Psicossocial, Coordenadoria de Vigilância em Saúde e outros serviços.

E muitas mudanças na estrutura dos serviços estão previstas para melhorar o atendimento da população. As principais são a construção do novo prédio do Hospital Municipal e a implantação de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Saiba mais em https://portal.diadema.sp.gov.br/governo-federal-vai-destinar-r-2873-milhoes-para-novo-hospital-municipal-em-diadema/.

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  • Data: 17/10/2023 07:10
  • Alterado:17/10/2023 19:10
  • Autor: Renata Nascimento
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