Saúde de Santo André realiza biópsias de tireoide e próstata para reduzir fila

Exames gratuitos estão sendo realizados no CHM (Centro Hospitalar Municipal), mediante agendamento prévio pela Central de Regulação

  • Data: 21/08/2013 12:08
  • Alterado: 21/08/2013 12:08
  • Autor: Elaine Granconato
  • Fonte: Secom PSA
Saúde de Santo André realiza biópsias de tireoide e próstata para reduzir fila

Crédito:

Você está em:

A Secretaria de Saúde de Santo André voltou o olhar, desta vez, para agilizar a realização de biópsias de tireoide e de próstata em pacientes assistidos na rede pública municipal. A força-tarefa é para diminuir ou até mesmo, quando possível, eliminar a demanda reprimida desses exames preventivos que podem diagnosticar o tumor maligno (câncer). Após os procedimentos pré-agendados no CHM (Centro Hospitalar Municipal), os usuários retornam para consulta com o médico responsável a fim de dar prosseguimento ao tratamento de acordo com suas necessidades.

Com relação à glândula tireoide, existiam 125 pedidos em fila de espera até o fim de julho na Central de Agendamento/Regulação. Desse total, 91 foram agendados e passaram pelos exames nos últimos dias 23 de julho e 7 de agosto. No entanto, 34 usuários, após contato por telefone para confirmar o interesse, se recusaram a fazer o procedimento por motivos variados. “Não há mais demanda reprimida. Temos apenas a entrada normal de pedidos de agosto”, afirmou a médica sanitarista Maria Aparecida Teixeira, diretora do Departamento de Gestão Estratégica, responsável pela central.

Tecnicamente, o exame é chamado como PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina). Ou seja, tipo de biópsia da glândula tireoide que pode revelar com segurança, de acordo com os médicos, se determinado nódulo é perigoso ou inocente para definição do melhor tratamento. No caso de nódulos pequenos benignos, pode não ser necessária nenhuma conduta – apenas a observação. 

Com 304 homens em fila de espera para a biópsia, a princípio, 76 pacientes, todos previamente agendados para o período de 6 a 26 de agosto, estão sendo submetidos ao exame preventivo de câncer de próstata realizado por meio de ultrassom no CHM. Sob anestesia local ou leve sedação, o procedimento é indolor e feito em poucos minutos, além de não prejudicar as atividades do paciente. Porém, a Secretaria de Saúde busca vagas para atender mais 168 usuários. Até o dia 30 de julho, 90 aguardavam na lista de espera.

 “O principal objetivo da realização da biópsia de próstata é diagnosticar o tumor maligno, feito pelo estudo histopatológico do tecido obtido”, afirmou o secretário adjunto de Saúde, o médico Jurandyr José Teixeira das Neves. No Brasil, o câncer de próstata é segundo mais comum entre os homens – atrás somente do tumor de pele não-melanoma. E a incidência maior ocorre na população masculina da terceira idade, principalmente a partir dos 65 anos. 

Compartilhar:
1
Crédito:Diego Barros/PSA
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 21/08/2013 12:08
  • Alterado:21/08/2013 12:08
  • Autor: Elaine Granconato
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados