Saúde de Diadema leva 40 experiências positivas para Congresso
Representantes vão participar do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) para compartilhar experiências exitosas na área da saúde do município
- Data: 14/03/2023 19:03
- Alterado: 14/03/2023 19:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema Assessoria
Crédito:Igor Andrade/Cotrim
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema participará, entre os dias 15 e 17 de março, do 36º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), que acontece na cidade de São Pedro (SP). O município inscreveu 40 experiências realizadas na rede municipal, que vão ser apresentados, em formato pôster eletrônico, na 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e, consequentemente, concorrer ao 12º Prêmio David Capistrano, que busca incentivar experiências transformadoras na gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste ano, o Congresso terá como tema “35 anos do SUS: Caminhos para Equidade, Universalidade e Integralidade na Conjuntura Atual” e contará com cursos, rodas de conversas, seminários e presença de diretores, assessores e apoiadores do COSEMS/SP, membros do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde, acadêmicos, instituições de ensino, pesquisadores, técnicos e militantes do SUS de todo o Brasil.
“Serão três dias de intensa troca de experiências, diálogos e comunicação entre os 645 municípios paulistas e com presença e participação das principais autoridades da Saúde pública nacional. Diadema, por exemplo, vai ter a oportunidade de mostrar os trabalhos já realizados ou em realização há, pelo menos, seis meses em várias áreas temáticas o que nos traz muito orgulho do que já foi feito até aqui”, afirmou Isabel Cristina Pagliarini Fuentes, assessora do Gabinete da Secretaria Municipal da Saúde de Diadema.
Diadema foi a cidade do ABCD com o maior número de experiências selecionadas para apresentação oral nas rodas “Dialogando com a Mostra”. Esse espaço busca qualificar as discussões, reflexões e trocas entre os congressistas, autores e convidados do evento e cada um dos autores dos sete trabalhos do município selecionados terão 10 minutos para apresentar seus respectivos trabalhos, que ficarão espalhados em salas temáticas na qual outros municípios do estado terão o mesmo tempo para apresentar suas experiências. Ao final das apresentações, haverá tempo para dúvidas e perguntas da plateia.
Além disto, profissionais da Prefeitura de Diadema foram convidados a participar de outras atividades. Foram eles: Isabel Cristina Pagliarini Fuentes (assistente de Gabinete da SMS de Diadema e Apoiadora do COSEMS/SP) irá participar da discussão sobre os “Desafios para a gestão do cuidado na Atenção Básica B nos tempos atuais”, como parte das atividades do curso “Processo de Trabalho e Gestão de Cuidado na Unidade Básica de Saúde” (15/03, das 9h às 18h) e vai ser comentarista na sala 1 (tema: Atenção Básica) na Roda de Conversa – Dialogando com a Mostra (17/03, das 13h30 às 17h).
A assessora do Controle Social de Diadema, Marusa Fernandes da Silva, foi convidada para se apresentar na RODA TEMÁTICA “O papel da Participação da Comunidade na conjuntura atual do SUS” (16/03, das 14h às 18h).
Já as assessoras Gabriela Farias Santana Torquato (coordenadora dos Núcleos Internos de Regulaçãodo Hospital Municipal de Diadema) e Bruna Danielle Aparecida Bernardi (assessora da Diretoria Geral do Hospital Municipal de Diadema) apresentarão a Experiência municipal intitulada “O protagonismo do NIR: desenvolvendo ferramentas para a ampliação do acesso”, como parte das atividades do curso “Dispositivos da Regulação Assistencial” (15/03).
O secretário municipal de Finanças Francisco Funcia vai ministrar sobre “Os benefícios de um instrumento de acompanhamento da execução orçamentária: o uso de uma metodologia e os benefícios da prática”, dentro do curso “Gestão dos Fundos Municipais de Saúde e os parâmetros de transferências federais e estaduais” (em 15 de março, das 9h às 18h) e participar da GRANDE CONVERSA sobre “Financiamento tripartite do SUS: o caráter solidário e o atendimento às necessidades de saúde”.
A programação completa do 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo pode ser acessada em https://congresso.cosemssp.org.br/.
Diadema no Cosems
O município vem tendo destaque no Congresso ao longo dos últimos anos. A cidade recebeu um Prêmio David Capistrano nas edições de 2018, 2019 e 2022 (saiba mais aqui https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-ganha-premio-david-capistrano-por-trabalho-desenvolvido-na-rede-municipal-de-saude/).
Além de três menções honrosas no ano de 2018 e uma em 2021 devido à intervenção realizada para dar apoio psicológico a trabalhadores do SAMU ao longo da pandemia. Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/trabalho-de-diadema-e-reconhecido-em-cosems/.
Neste ano, as 40 experiências inscritas por Diadema estão divididas dentro dos seguintes eixos temáticos: 17 inscritos da Atenção Básica, seis da Promoção em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares (PIC), cinco da Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, quatro da Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente (EP), três da Gestão em Saúde e três da Vigilância em Saúde (VS), um da Assistência Farmacêutica (AF) e outro da Regulação e Redes de Atenção em Saúde (RAS).
Os trabalhos que serão apresentados já podem ser consultados em: https://drive.google.com/drive/folders/1sGFlO0PuKpJdQnSsPXfsyW09yVq-FUre?usp=sharing.
O Congresso é reconhecido como um dos mais importantes na área da Saúde Pública.