São Caetano recebe doação de máscaras de proteção
Sessenta máscaras de proteção facial do modelo face shield, confeccionadas em plástico PVC, foram doadas à Secretaria de Saúde da Prefeitura
- Data: 15/04/2020 14:04
- Alterado: 15/04/2020 14:04
- Autor: Suzel Tunes
- Fonte: PMSCS
São Caetano recebe doação de máscaras de proteção para profissionais da Saúde
Crédito:Eric Romero / PMSCS
Sessenta máscaras de proteção facial do modelo face shield, confeccionadas em plástico PVC, foram doadas à Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul, nesta quarta-feira (15/4), por representantes do Coletivo Mount Sua Escola.
A titular da Pasta, Regina Maura Zetone, agradeceu aos membros do grupo pelo apoio nesse momento de combate ao coronavírus. “Os materiais serão enviados para reforçar a proteção dos profissionais que atuam em unidades de Saúde”.
O Coletivo Mount Sua Escola é um grupo multidisciplinar, criado para desenvolver ações de Design Thinking com propósitos educacionais, que, para esta ação, recebeu doações de recursos e transformou nos materiais doados à Prefeitura e outros hospitais da região do ABC. É constituído pelo arquiteto Leandro Vasconcelos, morador de São Caetano; pelo educador Renato Lopes e pelos designers Andres Amoedo, Antonio Tokio e Marcelo Santana.
Eles adaptaram um projeto norte-americano de produção de face shields em larga escala e com baixo custo, disponibilizado gratuitamente no site http://covid19.mountsuaescola.com.br. “Qualquer pessoa pode acessar o projeto e produzir máscaras faciais para doação”, destacou Leandro Vasconcelos. Ele explicou que são utilizadas apenas duas partes plásticas que podem ser cortadas usando facilmente uma ferramenta CNC, um cortador a laser ou, ainda, por meio de estampagem. “Acreditamos que essa solução é a maneira mais rápida e fácil de criar face shields e ajudar a solucionar pelo menos uma parte da atual escassez de EPIs em todos os hospitais do País”, disse o arquiteto.
DOAÇÕES
Segundo o arquiteto Leonardo Vasconcelos, o custo médio para fabricação é de R$ 6 (valor que inclui material e mão de obra), se for produzida em PVC Cristal por meio de uma máquina CNC. “São necessários apenas 10 minutos, em média, para produzir 12 máscaras”, detalhou o arquiteto. Se a pessoa não tiver como produzir, ela pode baixar o download com o arquivo do projeto e ir até a um Fab Lab ou à gráfica digital mais próxima de sua casa e fazer sua própria máscara.
Quem quiser fazer alguma doação ao grupo pode obter informações por meio do site http://covid19.mountsuaescola.com.br/ ou pelo whatsapp nos números (11) 99598-2222 / (11) 98172-3992. “Todas as doações são exclusivas para a produção e doação de máscaras”, finalizou Vasconcelos.