São Caetano Segurança

São Caetano lança Programa de Prevenção à Violência nas Escolas

Capacitação de professores e orientadores educacionais, palestras de conscientização com os alunos, orientações e estímulos a participação das famílias, são ações previstas pela Educação

  • Data: 16/05/2016 17:05
  • Alterado: 16/08/2023 22:08
  • Autor: Alexandre Costa
  • Fonte: PMSCS
São Caetano lança Programa de Prevenção à Violência nas Escolas

Reunião do Programa Municipal de Prevenção à Violência nas Escolas

Crédito:Alexandre Costa/PMSCS

A Prefeitura de São Caetano do Sul lançará neste mês o Programa Municipal de Prevenção à Violência nas Escolas. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, vai contar com a participação de diversos setores do poder público e da sociedade com o intuito de tornar as unidades escolares ainda mais acolhedoras e seguras para estudantes e educadores. Nesta segunda-feira (16/5) foram discutidos detalhes do programa em reunião na sede da Secretaria, no Bairro Barcelona.

Entre as iniciativas previstas no programa que será apresentado à comunidade escolar sulsancaetanense estão a definição de fluxos mais ágeis para a detecção e mitigação de situações de violência nas escolas, com participação do Conselho Tutelar e demais atores envolvidos; capacitação de professores e orientadores educacionais; palestras de conscientização com os alunos; orientação para os porteiros pela Guarda Civil Municipal (GCM); e, principalmente, estímulo à maior participação das famílias no enfrentamento a situações de violência.

 “Esse projeto será uma luz para os alunos, professores e escolas que enfrentam este tipo de problema. Os principais prejudicados quando uma situação como essa ocorre são as crianças”, avaliou a secretária municipal de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli. “Temos de reforçar o trabalho junto às famílias, para que as mães e pais assumam seu papel na educação e imposição de limites aos filhos.”

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Maria Aparecida Silva, concorda com a necessidade de conscientizar as famílias para o problema da violência nas escolas. “Este trabalho tem de começar com os pais e mães, especialmente com aqueles que não participam ativamente da vida dos filhos. Muitas vezes uma criança que se mostra agressiva ou violenta na escola está sofrendo algum tipo de problema em casa.”

O filósofo Ives Alejandro Munoz, que estuda o comportamento das crianças, vai ministrar palestras para educadores da rede municipal sobre o assunto. “É preciso deixar claro que o comportamento moral dos filhos vem dos pais, inclusive com componentes genéticos. Os estudos mais modernos de ética apontam que a bagagem moral das crianças se forma de 0 a 5 anos. Daí para frente o que ocorre é apenas um refinamento.”

A reunião que discutiu os detalhes do Programa Municipal de Prevenção à Violência nas Escolas contou com a participação de representantes da Educação, Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), GCM, Conselho Tutelar, CMDM, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Departamento Jurídico e Assessoria Especial de Programas de Governo da Prefeitura.

Compartilhar:

  • Data: 16/05/2016 05:05
  • Alterado: 16/08/2023 10:08
  • Alexandre Costa
  • PMSCS









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados