São Caetano investe em capacitação e forma profissionais

Mais de 200 alunos concluem cursos no Fundo Social de Solidariedade de São Caetano

  • Data: 02/10/2013 17:10
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Caio Bruno
  • Fonte: PMSCS
São Caetano investe em capacitação e forma profissionais

Crédito:

Você está em:

O mês de setembro foi encerrado com saldo positivo para o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul. Em 14 turmas, mais de 200 alunos concluíram cursos de capacitação profissional nas áreas de gastronomia e estética.

 “É um sentimento de felicidade e satisfação ao ver a casa cheia”, revela Graça Pinheiro, presidente da entidade. “Sabemos que muitos munícipes conseguem uma colocação profissional ou abrem o próprio negócio com base no que aprendem aqui, e isso nos orgulha demais”, completa.

Prova dessa realidade são os alunos Daniela Santos e Ricardo Cardinali. Daniela conta que após concluir a primeira capacitação em cupcakes, também realizada no Fundo, deu início ao Dany´s Cupcakes. “Sou muito grata a esse lugar, pois estava há três anos desempregada e agora sou proprietária da minha empresa”, narra. “Quero ampliar meu empreendimento e, por conta disso, voltei ao Fundo para me especializar em doces finos, confeitaria e salgados. Pretendo, em breve, ter minha barraca na feira de artesanatos e seguir com as festas que produzo”, anseia.

 “O ensino e o material que encontrei aqui no Fundo Social de Solidariedade são superiores aos de cursos pagos que fiz em minha carreira”. Com essas palavras, o representante comercial Ricardo Cardinali classifica a qualidade do curso de barista que participou durante o mês de setembro. Trabalhando em uma empresa de café, Cardinali declara que obteve ganhos profissionais imediatos após o curso. “Coloquei em prática o que aprendi prontamente e pude conversar melhor com clientes explicando sobre a produção de café, por exemplo.”

PROFISSIONALIZAÇÃO – Fabbrício Vignoli é engenheiro e aproveitou a oportunidade oferecida pelo Fundo Social para aprimorar os dotes na cozinha. Formado bartender, Fabbrício soma o segundo certificado no Fundo Social, dessa vez como barista. “Tenho o sonho de abrir um café e aqui realmente aprendemos o conteúdo imprescindível como o manuseio dos equipamentos, as dosagens, o custo, entre outros, e já saímos aptos para exercer a função”, avalia.

Novidades no leque de capacitações, as aulas de produções domésticas e festival de molhos trouxeram novas alternativas para os alunos que pretendem comercializar receitas preparadas em casa, assim como a já tradicional oficina de salgados. “Achei o curso muito bom e irei fazer outros. Ele ajuda a dona de casa a aumentar a renda e também ensina de forma detalhada, o que às vezes nos programas da TV não acontece”, destaca a aluna Adriana da Silva.

Formada como hostess, Eveline Hackl aprova o curso do Fundo Social. “É uma formação abrangente, que não foca somente em restaurantes, mas em hospitais e escritórios também.”

DIFERENCIAL – Cláudia Regina Felício é depiladora e recorreu ao Fundo para ter um diferencial no mercado de trabalho. “Quero ampliar meu conhecimento na área de estética e por isso escolhi a formação em design de sobrancelhas”, comenta. “O curso é dinâmico, completo e o suporte dado me permite sair segura para iniciar essa nova modalidade.”

Com o mesmo pensamento, Cleverton Rodrigues Correia também buscou a capacitação oferecida pela entidade para enriquecer o currículo. “Atuo em salões de cabeleireiros e essa é uma boa oportunidade para me destacar. Já usei algumas técnicas aprendidas no curso de maquiagem e minhas clientes ficaram satisfeitas”, finaliza.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados