São Caetano Saúde

São Caetano digitaliza serviço de agentes de saúde com entrega de tablets

Agentes comunitários de saúde de São Caetano do Sul passam a trabalhar com tablets para uma coleta de dados mais rápida e eficiente

  • Data: 02/04/2024 17:04
  • Alterado: 02/04/2024 17:04
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC
IMG_8857

Tablets entregues aos agentes de saúde de São Caetano

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

A Prefeitura de São Caetano do Sul realizou na tarde desta terça-feira (02) a entrega de tablets a seus agentes comunitários de saúde. A cerimônia — que aconteceu no Salão do Ladrilhos, no Espaço Verde Chico Mendes — dá início à digitalização do processo de coleta de dados pelos profissionais, aumentando a eficiência do trabalho prestado.

Com mais de uma centena de equipamentos adquiridos, São Caetano passa a ter um tablet nas mãos de cada agente de saúde que atua no município e garante que os que vierem — 48 novos profissionais serão contratados — já começam a trabalhar com o aparelho. Até hoje, as informações coletadas pelos agentes comunitários era feita em papel, exigindo a posterior digitação no Sistema de Gestão de Saúde do município.

“É uma aspiração que nós já tínhamos há muito tempo,” comentou a secretária de saúde, Regina Maura, satisfeita pelo avanço. Ela menciona que a maior dificuldade para a implantação do instrumento não foi a compra dos tablets — do modelo Samsung Galaxy Tab A9+ 5G — mas sim a dos chips adequados para a conexão remota e envio dos dados de forma instantânea.

Prefeito José Auricchio Junior acredita que entrega é um passo importante para cumprir as metas do Programa Saúde da Família
Prefeito José Auricchio Junior acredita que entrega é um passo importante para cumprir as metas do Programa Saúde da Família (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

O prefeito José Auricchio Junior lembrou a importância da agilidade na coleta dos dados de saúde, não somente para uma tomada de decisões em menor tempo, mas também facilitando a criação e monitoramento de indicadores relacionados ao tema.

“Não estamos medindo esforços para atender às demandas do Programa Saúde da Família,” diz Auricchio. O prefeito lamenta a cidade de São Caetano ainda não ter atingido as metas que o Ministério da Saúde estabelece neste âmbito, mas acredita que a entrega de hoje é um passo importante para cumprir este objetivo.

São Caetano no Dia D contra a Dengue

O evento da entrega dos tablets também serviu para que os agentes comunitários recebessem orientações sobre as ações do Dia D contra a Dengue que acontece neste sábado no município. Além destes servidores, estarão mobilizados agentes de controle de endemias, agentes de apoio sanitário — contratados na pandemia de COVID-19 —, atiradores do Tiro de Guerra, a Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal.

Secretária das Saúde, Regina Maura, detalhou ações do Dia D contra a Dengue em São Caetano
Secretária das Saúde, Regina Maura, detalhou ações do Dia D contra a Dengue em São Caetano (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

O trabalho a ser realizado não será somente de busca e extermínio de focos da doença, comenta Regina Maura, “mas também a conscientização da população.”

Compartilhar:

  • Data: 02/04/2024 05:04
  • Alterado: 02/04/2024 05:04
  • Rodilei Morais
  • ABCdoABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados