São Caetano avalia retorno ao Consórcio ABC

A Prefeitura de São Caetano do Sul encaminhará à Câmara nos próximos dias projeto de lei para que a cidade volte a integrar o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

  • Data: 24/04/2019 11:04
  • Alterado: 24/04/2019 11:04
  • Autor: Mark Ribeiro
  • Fonte: PMSCS
São Caetano avalia retorno ao Consórcio ABC

Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS

Você está em:

A iniciativa foi anunciada terça-feira (23/4) pelo prefeito José Auricchio Júnior, após a apresentação do novo modelo de gestão da entidade regional, presidida pelo prefeito de Santo André, Paulo Serra. O encontro no Legislativo reuniu ainda 16 dos 19 vereadores, além de técnicos do colegiado de prefeitos.

São Caetano deixou o Consórcio em 2018 em virtude do baixo retorno efetivo frente os custos de participação junto à entidade.  Paulo Serra apresentou projeto para a redução do repasse dos municípios, além de novos temas de debates, como a descentralização da Farmácia de Alto Custo, atualmente concentrada no Hospital Mário Covas, em Santo André.

“Hoje percebemos o Consórcio com uma nova dinâmica. São modificações estruturais, incluindo a participação dos parlamentos das sete cidades. Somado a isso, um debate mais efetivo de pautas históricas, como drenagem e mobilidade urbana, e contemporâneas, como a descentralização da Farmácia de Alto Custo, o que impactaria muito positivamente junto aos moradores de São Caetano”, ressaltou Auricchio.

O chefe do Executivo lembrou que aproximadamente 6.500 pacientes da cidade têm de se deslocar até Santo André para retirar este tipo de medicamento. “Queremos acabar com este transtorno aos moradores, estabelecendo, por meio do Consórcio, uma farmácia de alto custo em São Caetano.”

Paulo Serra destacou o trabalho de “resgate das funções originais do Consórcio”. “Debatemos políticas regionais para que elas saiam do papel de maneira eficiente e a um custo menor. A Farmácia de Alto Custo é um exemplo disso.”

Presidente da Câmara de São Caetano, Pio Mielo estimou para maio a votação do projeto de lei para que São Caetano retorne ao colegiado. “Houve aqui uma explanação técnica que era indispensável para nós. Sabemos da importância do Consórcio, mas entendemos que eram necessários alguns ajustes. A partir de agora, sabemos que a entidade terá um olhar mais democrático e regional, com a participação das câmaras das sete cidades e deputados da região.”

Compartilhar:
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS
1
Crédito:Letícia Teixeira / PMSCS










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados