Santo André vai ganhar moderna pista de skate no bairro Valparaíso
Skate Park Santo André vai funcionar em praça na avenida Atlântica e será a única do país que contará com estrutura para prática de duas modalidades diferentes do esporte
- Data: 20/09/2019 10:09
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Guilherme Menezes
- Fonte: Secom PSA
Crédito:Alex Cavanha/PSA
O prefeito Paulo Serra assinou nesta quinta-feira (19) ordem de serviço para elaboração do projeto executivo do Skate Park Santo André, equipamento que vai contar com uma das mais modernas pistas de skate da América Latina. O local escolhido para a construção foi a praça Doutor Sérgio Cyrino da Silva, na avenida Atlântica, no bairro Valparaíso. A assinatura contou com a presença do andreense e campeão mundial de skate, Sandro Dias, o Mineirinho.
“Investimento em esporte é uma ferramenta transformadora e este sonho está prestes a sair do papel com a construção deste Skate Park, e podemos dizer com certeza que esta será uma das melhores pistas da América Latina. Este projeto é das mãos dos próprios skatistas e esta união deixará um espaço de qualidade. Vamos estender as reformas para as outras pistas da cidade e aqui, na praça, não só o complexo dará uma nova cara para a região, mas toda a revitalização que faremos no entorno, com paisagismo, iluminação, equipamentos de ginástica, entre outros quesitos”, disse o prefeito Paulo Serra.
A empresa contratada pela Prefeitura para a elaboração projeto executivo é a Insane Ramps, representante no país da California Skaterparks, que desenvolve as maiores pistas de skate do mundo e que será responsável também pela pista das Olimpíadas de Tóquio em 2020. O custo da obra, que se iniciará no mês de novembro, é de R$ 5 milhões, provenientes da linha de crédito recebida junto à Caixa, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
O Skate Park Santo André será o único equipamento do país que contará com estrutura para duas modalidades do esporte, a street e park, que estarão presentes nos Jogos Olímpicos do próximo ano.
O complexo de skate terá 5.161 m², sendo 3.500 m² de pistas de skate (2.000 m² pista park e 1500 m² de pista street). O projeto ainda passará por análise e estudo de diversos setores envolvidos com a modalidade. O espaço poderá receber eventos e campeonatos, treinamentos, formação de atletas, competições nacionais e internacionais e Jogos Olímpicos.
Além das pistas, o Skate Park Santo André terá estacionamento, lojas, restaurantes, arquibancadas, sala técnica, auditório, sala de musculação e treinamento funcional, sala médica, sala de imprensa, sala administrativa, cabine de controle de multimídia, vestiários, sanitários e cozinha.
“Frequentei muito essa praça aqui e esse projeto é a realização de um sonho. Quando morava em Santo André tinha dificuldades de andar de skate pela falta de estrutura e acabei indo para os Estados Unidos. Agora com essa pista atualizada e moderna, quem sabe eu não volte a morar definitivamente aqui e use esta estrutura”, brincou o multicampeão Sandro Dias, que também é diretor esportivo da Confederação Brasileira de Skate.