Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae
Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto
- Data: 07/05/2024 13:05
- Alterado: 07/05/2024 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Semasa
Crédito: Divulgação/Semasa
Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O evento ocorre entre os dias 20 e 24 de maio em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Os dois trabalhos inscritos pela autarquia foram selecionados pela comissão da entidade para apresentações orais durante os dias de evento. Esta é mais uma oportunidade do Semasa mostrar as iniciativas de sucesso desenvolvidas em solo andreense.
O primeiro projeto a ser apresentado traz a trajetória do trabalho técnico socioambiental desenvolvido pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa na execução dos dez novos ecopontos do município. Entre as atividades desenvolvidas durante os trabalhos, destacam-se a pesquisa para compreender os hábitos da população sobre o descarte de resíduos e a formação com cooperados sobre manejo de resíduos eletroeletrônicos.
O segundo trabalho trata dos 25 anos do Departamento de Resíduos Sólidos, elencando os trabalhos, avanços e desafios voltados e desenvolvidos na gestão de resíduos sólidos andreense, desde que o Semasa se tornou o órgão responsável pela execução destes trabalhos na cidade. A ideia é explorar a gestão integrada de resíduos, contextualizando tanto a parte operacional quanto os novos projetos socioambientais.
Também em maio, a autarquia fará a apresentação do projeto Água, Câmera e Ação no Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que ocorre em Curitiba, momento no qual a cidade receberá o Prêmio Internacional das Cidades Educadoras junto com os projetos do México e de Portugal, que completam o trio premiado.