Santo André reúne dirigentes culturais que integram a Rede Mercocidades

Encontro teve como objetivo divulgar entidade e grupo de trabalho do setor, além de convidar para encontro a ser realizado em setembro na cidade

  • Data: 15/05/2019 09:05
  • Alterado: 15/05/2019 09:05
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: Secom PSA
Santo André reúne dirigentes culturais que integram a Rede Mercocidades

Santo André reúne dirigentes paulistas de cultura que integram a Rede Mercocidades

Crédito:Angelo Baima/PSA

Você está em:

A Secretaria de Cultura de Santo André realizou na manhã desta terça-feira (14) reunião com dirigentes culturais de outras 11 cidades que integram a Unidade Temática (UT) de Cultura da Rede Mercocidades. Participaram representantes de Campinas, Diadema, Guarulhos, Jacareí, Mauá, Osasco, Santana do Parnaíba, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Paulo e São Vicente.

O encontro, no Salão de Eventos Burle Marx, teve por objetivo apresentar a entidade e a UT Cultura. A abertura do evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, que na oportunidade representou o prefeito Paulo Serra.

Após a abertura, a secretária de Cultura, Simone Zárate, fez uma explanação sobre a Rede Mercocidades e os trabalhos desenvolvidos pela UT Cultura, da qual Santo André é subcoordenadora no Brasil. A secretária apresentou ainda o encontro que será realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, e que deverá reunir representantes da UT Cultura de cidades dos 10 países integrantes da Rede.

Ao final da explanação da secretária, os participantes levantaram questões sobre os temas apresentados, e outros, como a questão do financiamento do setor, a importância da cultura para a sociedade e as dificuldades enfrentadas pelo setor atualmente.

Avaliação positiva – A secretária de Cultura, Simone Zárate, fez uma avaliação positiva do encontro. “Se compararmos a representatividade do Brasil na UT, da qual só Santo André participa atualmente, e a reunião de hoje, que é uma prévia para o encontro de setembro, e que reuniu cidades de quatro Regiões Metropolitanas do Estado, isto superou nossas expectativas. Vamos rever o número de participantes que esperávamos para o encontro”, disse.

Outro tema comentado por Simone Zárate após o encontro foi o cenário que o setor cultural enfrenta atualmente. “A cultura, de modo amplo, está em um momento bastante delicado, sofrendo ataques. Nós, que trabalhamos no setor, pensávamos que havíamos avançado no entendimento que a cultura é importante, mas não é isto que estamos vendo”. Para a secretária, apesar deste cenário, Santo André rema contra a corrente, com autonomia e apoio do prefeito Paulo Serra.

A secretária destacou ainda a importância do encontro a ser realizado no mês de setembro, e que terá como tema “Direitos Culturais, Promoção e Salvaguarda das Línguas Indígenas”. Para Simone Zárate, direitos culturais e a questão indígena são temas que atualmente sofrem constantes ataques. “Vamos trabalhar os dois temas que foram definidos no encontro do Peru no ano passado. Com isso, reforçamos a discussão e o debate a respeito”, concluiu.

O secretário de Cultura de São Vicente e coordenador da Câmara Temática de Cultura do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, Fabio Lopez, esteve presente ao encontro. Ele avalia que a reunião foi importante no momento em que o setor é bastante questionado e que necessita de afirmação frente ao cenário nacional.

“É importante que os dirigentes municipais de Cultura possam trocar experiências para que possamos construir uma cultura forte e demonstrar sua importância na construção nos valores da sociedade”, afirmou. Ele elogiou ainda a iniciativa da Prefeitura de Santo André organizar com antecedência o encontro da UT Cultura da Rede Mercocidades. “São Vicente estará presente”, finalizou.

Encontro – Em 2019 o encontro anual da UT Cultura da Rede Mercocidades será realizado em Santo André. Esta edição terá como tema “Direitos Culturais, Promoção e Salvaguarda das Línguas Indígenas”. As inscrições serão realizadas nos meses de junho a julho e as atividades acontecerão entre 26 e 28 de setembro.

Rede Mercodidades – Mercocidades é a principal rede de governos locais do Mercosul. Fundada em 1995, por iniciativa de prefeitos e autoridades dessa região, tem o objetivo de favorecer a participação das cidades num processo de integração regional, fomentar o intercâmbio e a cooperação horizontal entre os municípios, incidir nas agendas nacionais, regionais e mundiais, criar políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de experiências.

Atualmente conta com 349 cidades-membro de 10 países do continente: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Os encontros das cidades da rede são organizados em Unidades Temáticas (UT), de vários assuntos de interesse dos municípios, entre eles a Cultura.

A UT Cultura – A Unidade Temática Cultura promove o debate acerca do desenvolvimento cultural das cidades e as possibilidades de promover políticas culturais inclusivas e respeitosas baseadas na diversidade cultural. Fomenta o intercâmbio e a cooperação cultural horizontal visando reforçar o desenvolvimento da região. Também promove a articulação com outras redes culturais internacionais, com o objetivo de gerar espaços de troca de ideias e de boas práticas de gestão cultural das cidades de todo o mundo.

A Mostra Internacional de Vídeo de Santo André – Mercocidades, realizada em 11 de dezembro de 2018, e a Mostra de Arte Postal de Santo André – Mercocidades, exposta entre 11 de dezembro de 2018 e 8 de fevereiro de 2019, são resultados do trabalho da Unidade Temática Cultura.

Compartilhar:
1
Crédito:Angelo Baima/PSA
1
Crédito:Angelo Baima/PSA
1
Crédito:Angelo Baima/PSA Santo André reúne dirigentes paulistas de cultura que integram a Rede Mercocidades
1
Crédito:Angelo Baima/PSA

  • Data: 15/05/2019 09:05
  • Alterado:15/05/2019 09:05
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados