Santo André retoma Feira de Troca de Brinquedos com show de sustentabilidade e solidariedade
A Feira de Troca de Brinquedos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foi retomada neste domingo (15), no Parque Central, em Santo André, fazendo a alegria da criançada. E, como de costume, deu show de sustentabilidade, desapego, diversão e até mesmo de solidariedade. Além da tradicional troca de brinquedos, algumas crianças […]
- Data: 16/10/2023 09:10
- Alterado: 16/10/2023 09:10
- Autor: Semasa
- Fonte: Susi Elena
Feira de Troca de Brinquedos
Crédito:Divulgação/Semasa
A Feira de Troca de Brinquedos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foi retomada neste domingo (15), no Parque Central, em Santo André, fazendo a alegria da criançada. E, como de costume, deu show de sustentabilidade, desapego, diversão e até mesmo de solidariedade.
Além da tradicional troca de brinquedos, algumas crianças doaram carrinhos, bonecas, ursos, jogos, entre outros itens. Foi o caso da filha da dona de casa Amanda Santos, de 36 anos, moradora da Vila Luzita. Ela disse que a menina doou mais de 20 brinquedos. “Isso ensina para a minha filha o desapego. Se não trocar, pode doar. É importante para crescer pensando mais no próximo e não ser egoísta”, afirma.
Esta é a segunda vez que ela e a família comparecem ao evento, realizado pela última vez em 12 de outubro de 2019, devido à pandemia da Covid-19. Nesta quarta edição da Feira de Troca de Brinquedos, mais de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, circularam pela tenda azul do Parque Central. Além da troca de brinquedos, houve sessões de contação de histórias com temática ambiental – voltadas para a questão da sustentabilidade, brincadeiras e troca de livros.
“Este evento é um incentivo para que possamos refletir sobre nossos hábitos de consumo. O mais interessante de envolver as crianças é que o brinquedo não é visto por eles com valor monetário, mas sim afetivo. O lema deste evento é sensibilizar e educar para a sustentabilidade”, explica a gerente de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa, Elaine Cristina da Silva Colin.
A projetista Milene Coelho dos Santos, de 34 anos, passou por acaso no evento com a sua filha. A menina brincou bastante, correu e tirou foto com os artistas contadores das histórias. As duas adoraram a iniciativa e já disseram que querem marcar presença na quinta edição. “As crianças precisam ter socialização, aprender a dividir e entender as necessidades dos outros”, diz a mãe.
A Feira de Troca de Brinquedos é realizada pelo Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade. Desde a primeira edição, em 2017, estima-se que mais de duas mil crianças tenham sido beneficiadas.