Santo André realiza homenagem ao cineasta Denoy de Oliveira

No evento haverá um bate papo com a presença do filho Fernando Cesar de Melo Ambrogi e da esposa Maraci Mello. Entrada Franca.

  • Data: 05/11/2019 09:11
  • Alterado: 05/11/2019 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: ELCV
Santo André realiza homenagem ao cineasta Denoy de Oliveira

Crédito:divulgação

Você está em:

Recordando os 21 anos da morte do cineasta, dramaturgo e ator, Denoy de Oliveira, a Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André – ELCV esta promovendo duas exibições na sua sede, de seus filmes mais relevantes,  “O Baiano Fantasma” (08/11/2019, Às 19h30 – classificação 16 anos) e “A Grande Noitada” (07/11/2019, às 19h30– classificação 16 anos) – este em especial filmado no Grande ABC, nos Estúdios Vera Cruz.

Denoy de Oliveira foi um batalhador incansável pelo desenvolvimento e afirmação da cultura brasileira e da cinematografia nacional. Sempre preocupado em colocar sua arte a serviço da consciência coletiva, voltada para os valores humanos e tomada de posição diante da vida e do seu país, o artista sempre esteve ligado a projetos que valorizassem estas questões. Participou ativamente do CPC, nos anos 60; foi fundador do grupo Opinião e, nos anos 90, convidado pelos estudantes da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo), abraçou com determinação e alegria a tarefa de levar, formar e produzir cultura para os jovens e com os jovens na criação do CPC-UMES.

 “A GRANDE NOITADA” (1984) é puro circo, uma farsa operística circense, ambientada da ópera Tristão e Isolda de Richard Wagner, que reflete a sociedade brasileira. Tristão Roque Brasil é um industrial rude e desiludido, que grita, pula, canta, fala dos filhos, trai a esposa e consegue – aleluia – uma grande noitada,  com sua amante, a prostituta Mimi. Ele tem um piripaque, em uma cama de motel, e depois de morto, as criaturas da noite – o clown, a prostituta, o gay – transitam com o cadáver pela cidade.

 “O BAIANO FANTASMA” (1998) retrata a história de um paraibano que chega a São Paulo a procura de um conterrâneo e, entre várias peripécias, acaba envolvendo-se com uma quadrilha que “vende proteção”, com a polícia, uma vizinha sonhadora e uma cantora de boate, no melhor estilo Denoy de Oliveira que, sempre incorporando com grande criatividade e humor as diversas linguagens e elementos populares da nossa cultura aos seus trabalhos, nos remete à reflexões sobre a realidade, as contradições do país, o poder, a felicidade, o amor.  O filme recebeu vários prêmios, entre eles, de Melhor Filme, Diretor e Ator (José Dumont) no XII Festival do Cinema Brasileiro de Gramado e Menção Honrosa e Coral de Melhor Ator no VII Festival Del Nuevo Cine Latino-Americano, em Havana.

Endereço da ELCV : Avenida Utinga, 136 – Parque Antônio Pezzolo – Chácara Pignatari – Bairro Vila Metalúrgica – Santo André – SP – CEP 09220-610

Compartilhar:

  • Data: 05/11/2019 09:11
  • Alterado:05/11/2019 09:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: ELCV









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados