Santo André realiza audiência pública sobre revisão do Plano Diretor de Turismo
Munícipes podem dar sugestões e opiniões sobre o documento até 7 de julho, por meio do aplicativo Colab
- Data: 02/07/2021 09:07
- Alterado: 02/07/2021 09:07
- Autor: Paola Zanei
- Fonte: Secom PSA
Munícipes podem dar sugestões e opiniões sobre o documento até 7 de julho
Crédito:Angelo Baima/PSA
A Prefeitura de Santo André realizou audiência pública sobre a revisão do Plano Diretor de Turismo. A participação da população na confecção da nova versão do documento, que estabelece diretrizes e metas para o turismo a serem aplicadas nos próximos anos, é uma das etapas mais importantes do processo de atualização do plano.
Os munícipes podem enviar opiniões e sugestões até o dia 7 de julho, por meio do aplicativo Colab, disponível para smartphones. Outra opção é participar acessando o site https://consultas.colab.re/revisaopdtsa2021.
A audiência pública foi realizada na noite de quarta-feira (30) e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato. “A participação da população na construção deste Plano é fundamental para que possamos desenvolver as melhores políticas públicas para esse setor, que foi um dos mais atingidos pela pandemia. Essa crise vai acabar, estamos caminhando para isso com o avanço da vacinação, e precisamos estar preparados para quando isso acontecer”, disse o secretário.
Um Plano Diretor de Turismo atualizado é essencial para que Santo André esteja habilitada a concorrer ao título de Município de Interesse Turístico, que é concedido pelo Governo do Estado.
“Com esse trabalho que está sendo feito temos o objetivo, também, de obter um selo do Governo do Estado que é extremamente importante, não só porque trará visibilidade para a cidade, mas porque garantirá recursos que serão investidos no turismo da nossa cidade. Haverá uma grande retomada e a gente vai precisar de recursos para ações que apoiem o setor e possibilitem seu crescimento“, completou Banzato
A questão da instabilidade e falta de previsibilidade econômica gerada pelos efeitos da pandemia da Covid-19 está sendo considerada nesta versão, sendo incorporada nas análises de cenário, propostas e prazos apresentados no Plano.
“O que queremos é trazer para esta revisão os caminhos promissores e bem definidos, dentro dos apontados por organizações e especialistas em turismo do Brasil e do mundo, para a retomada do setor de turismo em Santo André, através da priorização de eixos e programas com possibilidade de início imediato e que antes estavam previstos para o futuro ainda sem prazos estabelecidos, mas que agora poderão assumir o protagonismo na retomada das atividades”, disse.
Após a audiência e a finalização do prazo para consulta pública, as sugestões coletadas poderão ser inseridas ao texto base do Plano Diretor de Turismo, que foi revisto pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego em abril e maio deste ano. Em seguida o documento será enviado para a aprovação do Conselho Municipal de Turismo, para então ser encaminhado para a Câmara Municipal e virar lei. O prazo para a finalização desse processo termina este mês.
Esta é a primeira revisão do Plano Diretor de Turismo andreense, que foi criado em julho de 2018, com a aprovação da lei 10.099/2018, que estipula um prazo de três anos para que sejam feitas atualizações.
Colab – Para instalar o Colab basta acessar a loja de aplicativos do celular e baixar o item gratuitamente. Após realizar o cadastro, que também dá ao usuário o acesso ao canal de registro de ocorrências, sugestões e solicitações de serviços em todas as áreas da Prefeitura, o munícipe deve clicar no ícone “Revisão do Plano Diretor de Turismo” e então responder as questões que aparecem em seguida.
Para mais informações e acesso ao texto base na íntegra e aos anexos da revisão do Plano basta acessar o link