Santo André participa do Dia Internacional da Animação com mostra gratuita na ELCV
Mostra acontece nesta sexta de forma simultânea em mais de 40 países e centenas de cidades no Brasil; exibições são gratuitas
- Data: 27/10/2022 20:10
- Alterado: 27/10/2022 20:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Angelo Baima / PSA
O Dia Internacional da Animação é uma mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece nesta sexta-feira (28), simultaneamente, às 19h30, em centenas de cidades do Brasil e em cerca de 40 países. Em Santo André, a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) participa do movimento com a exibição de uma hora de curtas brasileiros selecionados por um júri da ABCA (Associação Brasileira de Cinemas de Animação) e uma hora de filmes estrangeiros.
A data foi escolhida porque em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas no mundo. A Associação Internacional dos Filmes de Animação (ASIFA) escolheu, então, essa data para homenagear o cinema e os filmes de animação, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. O primeiro Dia Internacional da Animação aconteceu em 2002.
No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2004, promovido pela ABCA, com exibição de curtas metragens nacionais e internacionais com entrada franca. Em 2022, a iniciativa chega à 19ª edição, retornando ao formato tradicional, com exibições presenciais em cidades de todo Brasil. Entre os filmes que serão exibidos estão: “Quando os morcegos se calam”, dirigido por Fábio Lignini, ”Quando a chuva vem”, dirigido por Jefferson Batista, e “Íris”, de Sofia Travassos.